A sete dias do início do evento, a expectativa é de grande circulação de pessoas, em um espaço de mais de 8 mil m²

Araxá já pode preparar o paladar: falta apenas uma semana para o início da 5ª Feira de Doces de Araxá, a Fenadoces. O evento exalta os sabores, saberes e fazeres da cultura divertida e será realizado entre os dias 16 e 20 de julho, no Grande Hotel Termas de Araxá.

Durante cinco dias, o município mineiro será o palco da celebração da tradição doceira de Araxá e da região do Alto Parnaíba. E com todos os estandes preenchidos, 40 expositores – vindos de diferentes partes de Minas Gerais, bem como do estado de São Paulo e do Distrito Federal – apresentarão ao público desde as tradições do fazer doceiro até as novidades do setor.

Reconhecida como uma das maiores feiras de doçaria artesanal da região, a Fenadoces é consolidada como uma grande vitrine para quem vive da tradição e da inovação no mundo dos doces. Diante do sucesso das edições anteriores, a quinta edição da feira deve reunir milhares de visitantes que buscam conferir as variedades que o mercado apresenta em torno da doçaria artesanal, bem como tendências gastronômicas, eventos culturais e economia criativa.

Além das delícias, a programação da Feira de Doces de Araxá conta com rodas de conversa, apresentações culturais e a Fenadoces Conecta, uma seleção de workshops e palestras pensada no compartilhamento de ideias acerca da economia doceira. O foco da atividade é voltado para a captação de recursos e o desenvolvimento de negócios de produtores locais e regionais.

Presença confirmada do chef Gláucio Peron

O chef e produtor rural Gláucio Peron, o “Primo”, também conhecido como o “doceiro caipira” da empresa Doce da Roça, vai preparar ao vivo seu carro-chefe: doce de abóbora com lascas de coco, eleito o melhor doce de fruta do Brasil. A iguaria é feita artesanalmente, no tacho de cobre e mexida com colher de pau, como manda a tradição mineira. Indo além, Gláucio vai compartilhar suas histórias e experiências sobre a importância da doçaria no cenário da cozinha mineira e no modo de vida rural.

Especialista em doces artesanais tipicamente mineiros, Gláucio comanda a Doce da Roça, empresa sediada em seu próprio sítio, onde produz suas famosas barras redondas de doces gigantes.

Não à toa, Gláucio já entrou para o Guinness Book – o livro dos recordes – duas vezes. A primeira, com um doce de 551 kg. Depois, superou a própria marca com um doce de 633 kg. Além de mestre doceiro, Gláucio é ativista da doçaria mineira. Atua no fortalecimento da identidade cultural dos doces artesanais e lidera o movimento de criação da Associação de Produtores de Doces Artesanais de Minas Gerais.

Além do doce preparado por Peron, a comitiva Rosa de Ouro disponibilizará, gratuitamente, no dia 19 de julho (sábado), quinze opções de doces para o público. A produção começa antes mesmo do evento, e envolve processos de seleção, descascamento, ralação, lavagem e preparo das frutas que, eventualmente, serão transformadas em quitutes açucarados.

Concurso de Doces “Raízes & Releituras: Sabores que Contam Histórias”

Durante o evento, será realizada a primeira edição do concurso de doces “Raízes & Releituras: Sabores que Contam Histórias”. A iniciativa convida doceiros artesanais e amantes da confeitaria afetiva a compartilharem suas receitas cheias de memória e sabor. A competição, assim como todo o evento, é uma realização da Associação dos Doceiros de Araxá (ADA).

O concurso acontece no dia 19 de julho de 2025, durante a programação da feira, com resultado a ser divulgado no dia seguinte, 20 de julho. O objetivo da competição é celebrar a memória, a cultura e a criatividade que envolvem a doçaria local, reconhecendo talentos que transformam ingredientes em histórias de afeto, tradição e identidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de julho.

Leia o edital e saiba mais: https://encurtador.com.br/DO88X

Programação cultural

A feira também conta com programação cultural. Dentre a grade de shows, está a tão esperada apresentação da banda Os Paralamas do Sucesso, que será realizada no dia 18 de julho, às 22 horas. A entrada para o show é gratuita, graças a uma parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc, que viabilizou o acesso por meio de uma ação solidária: para retirar cada ingresso, o público realizou a doação de 2 litros de óleo de cozinha (soja, canola e/ou girassol). As entradas solidárias se esgotaram antes mesmo da data limite para troca, totalizando 12 mil litros de óleo arrecadados que em breve serão distribuídos para instituições sociais de Araxá e de cidades vizinhas.

Agora, com os ingressos solidários esgotados, quem não conseguiu garantir a participação para conferir a apresentação da banda Os Paralamas do Sucesso ainda pode curtir a principal atração musical da 5ª Fenadoces na  na área VIP do evento. Os benefícios incluem o acesso a um espaço lounge com bares e banheiros exclusivos e uma visão privilegiada do palco. Os ingressos devem ser adquiridos online pela plataforma Sympla: https://encurtador.com.br/Gerjw.

Sobre a Fenadoces

A quinta edição da Feira de Doces de Araxá será realizada entre os dias 16 e 20 de julho de 2025, das 13h às 00h. Desde a estreia do evento, idealizado por Fabiana Alves, milhares de pessoas já passaram pela feira para conferir as tradições e as inovações do mercado de doces.

A Fenadoces é uma realização da ADA – Associação dos Doceiros de Araxá, com patrocínio da CBMM, da McCain, do Grupo Zema, da Ville Gestão Imobiliária e do Grande Hotel Termas de Araxá, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O evento tem como apoiadores o Programa Sesc Mesa Brasil, Condor Eventos, Bileve, GigaNet Telecom e Rota Araxá.

– Serviço

5ª Fenadoces – Feira de Doces e Cachaçaria de Araxá
16 a 20 de julho de 2025, de 13h a 00h
Local: Grande Hotel Termas de Araxá (R. Águas do Araxá, s/n – Barreiro)

Comentários estão encerrados