No ano passado, os preços ficaram congelados, por conta da pandemia

Prepare o bolso! As tarifas de ônibus intermunicipais ficam mais caras a partir desta terça-feira (16) em Minas Gerais. Segundo a resolução, prevista em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, as linhas com padrão convencional, operadas com veículos rodoviários, terão reajuste médio de 5,82%, enquanto nos serviços de padrão comercial, que são operados com veículos urbanos, a correção média será de 3,55%. Os novos valores não incluem taxas de embarque e desembarque em rodoviárias e pedágios. As informações são do portal www.itatiaia.com

No ano passado, os preços ficaram congelados, por conta da pandemia, mas para este ano, o Governo de Minas Gerais autorizou a atualização dos valores pelas empresas de ônibus. Com a entrada em vigor da nova base tarifária, a passagem de menor valor passou para R$ 3,70, custo do trecho entre Matozinhos e Pedro Leopoldo, por exemplo, e o maior valor para R$ 333,50, para viagens entre Uberaba, no Triângulo, e Montes Claros, no Norte de Minas, sem custo de embarque e pedágio.

Foto Reprodução 

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, a atualização das tarifas tem o objetivo de corrigir a defasagem dos valores nos 12 meses anteriores, considerando, por exemplo, a variação nos preços de combustíveis, depreciação dos veículos, manutenção e tributos.

O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros conta com uma frota 3.570 veículos, que atualmente atendem a uma média mensal de 2 milhões e 900 mil passageiros.

O que diz o Governo de Minas:

Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade informou que o reajuste tarifário foi amplamente divulgado e as informações também podem ser consultadas nos guichês de vendas de passagens, nos veículos, terminais e demais meios de comunicação.

Ainda por meio de nota, a Secretaria diz que a atualização das tarifas é para correção da defasagem dos valores nos doze meses antecedentes, considerando a variação dos preços dos combustíveis, peças de reposição, manutenção, entre outros.

C/ Radio Itatiaia

Comentários estão encerrados