Durante esse mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o “Agosto Lilás”. A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais. Neste ano em especial, o “Agosto Lilás” comemora também os 14 anos da Lei Maria da Penha.

Dentro deste contexto, neste ano de 2020, o 37º Batalhão de Polícia Militar em conjunto com os parceiros da Agenda Comum Intersetorial, está realizando em Araxá diversas ações voltadas à campanha, com entrega de dicas de segurança referente à violência doméstica e dicas PM com informações sobre o 181 DDU – Disque Denúncia; blitz educativa; palestras, além de uma LIVE que será realizada no dia 17 de agosto, onde será falado sobre a atuação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica em Araxá, com explicações sobre o feminicídio e Lei Maria da Penha.

A violência contra as mulheres é uma violação de direitos humanos e um grave problema de saúde pública. Ela pode trazer como consequências: mortes, lesões, traumas físicos e vários tipos de agravos mentais e emocionais. Além disso, diminui a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias, gerando prejuízos à sua autonomia e seu potencial como pessoa e cidadã.


Disque Denúncia 181 e Emergencial 190

A Polícia Militar conta com o apoio de toda a população na denúncia de crimes e repasse de informações que possam auxiliar a Polícia Militar na prevenção e combate a delitos.

O Disque Denúncia 181 é um serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e qualquer tipo de informações que possam auxiliar o trabalho policial.
Para denunciar, basta ligar, gratuitamente, para o número 181. O Disque Denúncia funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime de 24 horas para atender à população.

O Disque Denúncia recebe todo tipo de informe sobre crimes, tais como assalto, tráfico de drogas, arrombamento, porte ilegal de armas, sequestro, estupro, agressão e atividades ilícitas. O Disque Denúncia tem como principais benefícios esperados melhorar a comunicação entre Estado e sociedade, além de recolher e analisar informações que auxiliem na elucidação de ocorrências e na prevenção de delitos.

As denúncias e situações emergenciais podem também ser repassadas gratuitamente pelo número 190 (Polícia Militar).

C/ Ascom/PMMG

Comentários estão encerrados