Entre os objetivos do Conecta Mulher, destacam-se: o fomento às redes de apoio e colaboração, além da
capacitação das participantes em diversas áreas, como gestão, marketing e inovação
O projeto Conecta Mulher, que tem ganhado destaque em Araxá, surge como uma poderosa iniciativa voltada para promover a colaboração entre mulheres empreendedoras da região. Com o apoio do Instituto Consciência e Ação e do Comitê Pró-Empreendedorismo de Araxá, o projeto integra dez grupos de mulheres, todas unidas pelo objetivo comum de fortalecer seus negócios e criar um ambiente colaborativo de inclusão, inovação e crescimento.
A proposta do Conecta Mulher é clara: aproveitar o potencial de cada liderança feminina para construir redes de apoio que possam impulsionar o empreendedorismo na cidade. As participantes têm acesso a capacitações e ferramentas estratégicas que visam não apenas o desenvolvimento de suas empresas, mas também a troca de experiências e conhecimentos entre elas.
“Nosso foco é criar um espaço onde as mulheres possam se sentir apoiadas e motivadas a seguir seus sonhos empreendedores. Acreditamos que juntas somos mais fortes”, afirmou uma das coordenadoras do projeto, a professora, empreendedora social, presidente do Instituto Consciência & Ação, e coordenadora do Comitê Pró-Empreendedorismo, Sandra Afonso de Castro.
Entre os objetivos principais do Conecta Mulher estão o fomento às redes de apoio e colaboração, além da capacitação das participantes em diversas áreas, como gestão, marketing e inovação. Essas ferramentas são essenciais para que as mulheres possam desenvolver negócios sustentáveis e competitivos no mercado.
O projeto conta com o apoio do SEBRAE Minas, que tem um papel fundamental na oferta de cursos e workshops direcionados às empreendedoras. De acordo com recente pesquisa do órgão, mulheres empreendedoras desempenham papel fundamental na expansão de pequenas e médias empresas no país. E em Araxá, onde setores como o comércio, turismo e serviços são expressivos, o empreendedorismo feminino é fundamental para geração de emprego e renda.
Com uma proposta inovadora e inclusiva, o Conecta Mulher não apenas fortalece o empreendedorismo feminino em Araxá, mas também contribui para a construção de uma comunidade mais unida e resiliente. A iniciativa promete continuar crescendo e impactando positivamente a vida de muitas mulheres na região, mostrando que a colaboração é a chave para o sucesso coletivo.
O projeto mesmo em sua fase embrionária, já reúne dez grupos. São eles: Câmara da Mulher Empreendedora (ACIA); Roda de Empreendedorismo com Ela; Associação Ser Mágico, Ser Mulher; Mulheres Visionárias; Mulheres Empreendedoras; Casa Luiza; Vozes Poderosas; Semente Criativa; CUFA (Central Única das Favelas) e OAB/Mulher.