Campanha “Seja Cuidado” do Governo do Estado lembra que a contribuição de cada um pode
garantir um envelhecimento saudável, seguro e com acolhimento

Com aproximadamente 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro com o maior índice de envelhecimento. A expectativa é de que até 2040 os idosos correspondam a quase 25% da população no estado.

São pessoas que chefiam famílias, muitas vezes sendo responsáveis pelos cuidados com os mais novos, ativos, e que precisam de atenção, respeito e garantia de direitos.

Foto Crédito: Freepik.com

Diante do cenário, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lançou a campanha “Seja o Cuidado”, com o objetivo de mobilizar os mineiros na construção de uma sociedade mais acolhedora e segura para os idosos.

O lançamento, em 1/10, marcou o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. Até novembro, a campanha será divulgada pela internet, site, TV e nas ruas.

Saiba como ajudar

A página sejaocuidado.com.br disponibiliza informações sobre como cada um pode ter uma participação mais ativa no auxílio às pessoas idosas, garantindo um envelhecimento seguro. A ideia é de que o cuidado não seja atribuído apenas aos familiares, mas a toda a sociedade.

Por meio do site, é possível ouvir episódios do podcast Minuto da Pessoa Idosa, parceria do Governo do Estado com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Arte Crédito: Governo de Minas

Também há informações sobre os principais tipos de violência contra a pessoa idosa, canais de denúncia, como o Disque 100, e um convite ao combate ao etarismo, que é o preconceito baseado na idade das pessoas.

C/ Agência Minas

Comentários estão encerrados