Os colaboradores do Projeto Dínamo Lobinho Transformando Vidas da Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube receberam uma ação de capacitação que contou uma palestra com tema relacionado ao dia a dia de trabalho no futebol: ‘Educação Antidopagem’. O objetivo foi proporcionar mais conhecimentos, para que os profissionais lidem de forma mais assertiva com a abordagem entre os jovens.

A palestra foi ministrada pelo professor Ronaldo Alves. Ela trouxe assuntos relacionados ao uso de substâncias lícitas e ilícitas, abordando subtemas como: conceitos de esporte, ética e doping; histórico do doping no Brasil e no Mundo; substâncias e métodos proibidos; processo de coleta e direitos e deveres dos atletas, federações, confederações e comitês esportivos.

“A importância de tratar de educação antidopagem é imensa. Muita gente acha que doping é só utilizar substâncias ilícitas, mas até substâncias em medicamentos que não são ilícitos podem cair no doping. Então, a gente passa essa conscientização, tanto as substâncias que já são conhecidas do público, quanto as que não são. Até algumas bebidas ou medicamentos para crescer cabelo, por exemplo, podem ter substâncias proibidas que serão constatadas no exame”, destaca Ronaldo.

Ainda para o professor, a conscientização sobre o assunto é algo que deve ser repassado desde cedo aos jovens pelos profissionais das equipes de futebol.

Sobre o projeto

O projeto Dínamo Lobinho Transformando Vidas é gratuito, sem taxa de matrícula ou mensalidade. Ele oferece aos alunos kits de materiais esportivos, lanche durante as atividades e assistência social às famílias. Além da prática esportiva, são realizadas também atividades pedagógicas, lúdicas e culturais para a formação de valores.

As aulas acontecem semanalmente no Estádio Octaviano Paraíso (Paraísão), no ginásio Paulinho de Souza, no bairro Jardim Natália e na quadra da escola Agar de Affonseca e Silva, no bairro Pão de Açúcar IV.

As atividades são executadas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte, com patrocínio da CBMM.

Comentários estão encerrados