Estão mantidas quatro etapas para a definição dos campeões da próxima edição.
As cidades mineiras de Araxá, Poços de Caldas, Nova Lima e Congonhas seguem na programação
Embora a atual temporada da CiMTB ainda esteja para ser encerrada, com a realização da grande final da Copa Internacional em Congonhas, entre 27 e 29 de setembro, a organização do principal evento de MTB da América Latina já está trabalhando a todo vapor para o ano de 2025, com o seu calendário definido. A abertura acontecerá em Araxá (MG), entre 28 e 30 de março, seguida de Poços de Caldas, de 6 a 8 de junho, de Nova Lima, entre 1º e 3 de agosto, e da decisão, outra vez em Congonhas, de 26 a 28 de setembro.
Tal qual em 2024, a próxima temporada da Copa Internacional terá seu início já em março, no último fim de semana do mês. E será na 22ª edição da etapa de Araxá, a mais tradicional corrida do mountain bike latino-americano. A disputa, com XCO Classe HC (Hors Class) Elite, XCO HC Sub-23, XCC Classe 3 e XCO Junior, terá sua realização no Grande Hotel Termas de Araxá.
Poços de Caldas se afirma no calendário da CiMTB, outra vez em junho, porém desta vez no começo do mês. O grande destaque da etapa do Sul de Minas será a presença da UCI Junior Series, que sempre atrai atletas do mundo inteiro para competirem na Copa Internacional. Para as elites, o tradicional XCO Classe 1 e o XCC Classe 3. A competição segue no Parque do Cristo, lindo cartão postal da cidade, com uma estrutura única provida pela Citur, administradora do local.
Cerca de dois meses depois, chega a vez de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, no primeiro fim de semana de agosto. O Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses, terá a responsabilidade de receber a CiMTB pelo terceiro ano consecutivo, mostrando aos ciclistas do mundo inteiro que a Meca do Mountain Bike também tem o cenário perfeito para a competição. XCO Classe 1 e XCC Classe 3 para as elites será mantido, com a presença também do XCO Junior.
A grande decisão mais uma vez acontecerá em Congonhas, no Parque Ecológico da Cachoeira, no final do mês de setembro. É lá que os atletas participantes da CiMTB se acostumaram a fechar a temporada do mountain bike nacional, com a realização outra vez do XCO Classe 1 e XCC Classe 3 para as elites e o XCO Junior.
Calendário 2024 resumido:
Araxá (XCO HC Elite + XCO HC Sub-23 + XCC Classe 3 + XCO Junior) – 28 a 30 de março
Poços de Caldas (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + UCI Junior Series) – 6 a 8 de junho
Nova Lima (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + XCO Junior) – 1 a 3 de agosto
Congonhas (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + XCO Junior) – 26 a 28 de setembro
Inscrições seguem abertas para a decisão
As inscrições para a etapa de Congonhas da CiMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-congonhas-37747. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.