Temporada traz uma remontagem da peça e é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo

 No mês de junho tem teatro pelas ruas de Araxá! A Cia Deu Na Telha vai abrir espaço, em três praças públicas da cidade, para levar arte bem pertinho das pessoas. A Cia de Teatro apresenta, por meio de projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo, o espetáculo Retalhos de História. As apresentações serão nos dias 13, 14 e 15 de junho; todas em locais de fácil acesso para toda a comunidade.

No dia 13 de junho a montagem será encenada na Quadra de Esportes em frente ao Cemei Querobina Borges, no Pão de Açúcar IV, a partir de 16h30. No dia 14 de junho, às 10h, será a vez da Avenida Antônio Carlos, no Centro, abrir espaço pros artistas. E no dia 15 de junho, também às 10h, a apresentação será no Parque do Cristo. A apresentação de Retalhos de História é uma promoção da Cia Deu Na Telha, por meio da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Fundação Cultura Calmon Barreto e Prefeitura de Araxá, numa realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

O idealizador do projeto e diretor do grupo, Caio Ranieri, explica que essa peça faz parte do repertório do grupo. “Esse espetáculo foi criado ainda em 2021 e de lá pra cá, fizemos ele em vários locais de Araxá e cidades da nossa região. Agora, trazemos uma nova montagem, com novas lendas populares, mas sem perder a essência da peça, que é o humor popular e o resgate de histórias que são do imaginário do nosso povo”, explica. Toda a estrutura da peça é ambientada no teatro de rua e reconta lendas da oralidade do povo, de uma forma bem humorada.

Na arena o elenco, formado por artistas da cidade, apresenta os causos: ‘Luz do Chapadão’, ‘O Galo Mágico de Pedro Malazartes’, a ‘O Surgimento do Saci’ e ‘A Noiva do Hotel Rádio’, num trabalho de valorização das histórias que fazem parte da nossa formação cultural. “São histórias que a gente ouve das pessoas mais velhas, e que, se a gente não criar formas de mantê-las no nosso cotidiano, elas se perdem. São causos que dialogam muito com a mineiridade, com a tradição popular da nossa cidade e região e que a gente não pode deixar que desapareçam ao longo do tempo”, diz Carlos Vinícius, ator e coautor do texto.

Todas as apresentações serão realizadas em locais públicos, com acessibilidade garantida, e terão tradução simultânea em libras e acompanhamento de um audiodescritor para pessoas cegas ou com baixa visão. A classificação é livre.

Oficinão de Teatro

Além da apresentação, a Cia Deu Na Telha vai promover uma Oficina de Teatro aberta a todas as pessoas que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre essa arte. O Oficinão faz parte da contrapartida social do projeto e será realizado no dia 08 de junho, às 15h, na Praça da Família. “O teatro tem o poder de transformar e ele pode ser ferramenta de apoio para muitas pessoas, não somente quem quer subir no palco para representar. Por isso, essa oficina que será ministrada, ela é livre para quem quiser e se sentir à vontade em conhecer o teatro. É só chegar e curtir e não tem data limite para se entregar a tudo que o teatro pode proporcionar”, explica o autor do projeto.

Sinopse: Retalhos de História

O imaginário popular é a fonte de muitos causos e lendas que ouvimos desde a nossa infância. Estórias que marcam momentos e situações. E que, da mesma forma que elas aparecem na nossa vida, se não forem registradas, podem se perder no tempo e deixar de encantar outras gerações. A peça “Retalhos de História” resgata causos típicos da nossa tradição oral. Com raízes no Teatro Popular, Contadores de Histórias costuram os causos, que são encenadas num formato de arena, aproximando público de tudo que acontece no picadeiro.

 Ficha Técnica

Elenco: Caio Ranieri, Carlos Vinícius, Isaac Cardoso, Letícia Boaventura, Miriam Fegamê e Priscila Karla
Banda: Gustavo Luan, Lucas Rocha, Patrick German
Dramaturgia: Caio Ranieri, Carlos Vinícius e Cristiane Santos
Figurino e adereços: Miriam Fegamê e Letícia Boaventura
Fotos, vídeos e redes sociais: Carlos Vinícius e Isaac Cardoso
Preparação vocal: Priscila Karla
Artes e coordenação de produção: Marcelo Adriano
Comunicação: Caio Ranieri
Produção geral: Cia Deu Na Telha
Direção: Caio Ranieri

– Serviço

– Oficinão de Teatro com Cia Deu Na Telha
Data: 08 de junho, às 15h
Local: Praça da Família (Atrás do Terminal Rodoviário de Araxá)
Acesso gratuito

– Espetáculo – Retalhos de História
Dia: 13 de junho, às 16h30
Loca: Quadra do Cemei Querobina Gomes, no Pão de Açúcar IV
Acesso gratuito

– Espetáculo – Retalhos de História
Dia: 14 de junho, às 10h
Local: Avenida Antônio Carlos, Centro
Acesso gratuito

– Espetáculo – Retalhos de História
Dia: 15 de junho, às 10h
Local: Parque do Cristo, Santa Rita
Acesso gratuito

Comentários estão encerrados