Como um dos programas de portas de entrada da companhia, em parceria com o SENAI, iniciativa
promove formação técnica e vivências práticas para 42 estudantes de Araxá

A CBMM, empresa brasileira e líder global na produção e comercialização de produtos de Nióbio, iniciou a semana com a integração de 42 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a vivência prática no Complexo Industrial em Araxá. A etapa faz parte da edição 2026 do Programa Jovem Aprendiz, que proporciona a inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional e do aprendizado prático, visando ao desenvolvimento de cada participante.
Com idades entre 18 e 24 anos, os estudantes cursaram a formação técnico-profissionalizante durante um ano no SENAI – nos cursos de Mecânica, Mineração e Gestão Industrial – e iniciam neste mês de janeiro a imersão nas áreas da CBMM.
“Até outubro deste ano, os jovens aprendizes terão acesso a uma trilha de desenvolvimento voltada às competências comportamentais, além do acompanhamento de tutores em cada área, que apoiarão todo o processo de aprendizagem. Como um dos programas de portas de entrada da CBMM, o Programa Jovem Aprendiz oferece oportunidades para que estudantes de Araxá adquiram experiência profissional em diversos campos de atuação”, explica Fernanda Pires, Gerente Executiva de Pessoas e Cultura da CBMM.
Ao longo do ano, a atuação dos participantes será em diversas áreas da CBMM, tais como: Manutenção, Tecnologia da Informação, Controladoria, Pessoas e Cultura, Barragens, Águas e Utilidades, Concentração, Óxidos, Metalurgia, Qualidade, Desenvolvimento de Processos e Produtos, ESG, Engenharia, Compras, entre outras.
Entre os dias 12 e 16 de janeiro, os integrantes desta edição participam de atividades de integração na CBMM, incluindo apresentação das áreas e tutores, tour sustentável, dinâmica sobre os Nossos Valores e início da rotina de trabalho com os times.

Ao unir teoria e prática, a parceria consolidada entre CBMM e SENAI promove a aproximação dos jovens com o ambiente industrial e corporativo, contribuindo para a qualificação e o desenvolvimento de profissionais para os desafios do mercado de trabalho.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM celebrou 70 anos de atuação em 2025, atendendo mais de 500 clientes em 50 países. Com sede no Brasil e escritórios regionais na Holanda, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece tecnologia aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa tem uma atuação focada na pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações. Nos últimos anos, a CBMM firmou parcerias e realizou investimentos estratégicos em empresas e startups visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Para mais informações, visite o media center.



