Veículo pilotado por Felipe Giaffone é o primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo

A CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, comemora a vitória de Felipe Giaffone na Copa Truck 2024, que se destacou no campeonato automobilístico pilotando o primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo, o VW Meteor Mission Zero. O título foi conquistado ontem (08/12), na última etapa da Copa, realizada em Goiânia.

A parceria entre CBMM, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Giaffone Electric demonstrou mais uma vez a força da inovação e a importância do Nióbio para a construção de um futuro mais sustentável. O veículo com tecnologia mineira faz história com o propósito de zerar sua própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações, incluindo tecnologia de Nióbio.

Para aprimorar e otimizar o desempenho do Mission Zero, a parceria ganhou apoio de alunos de nove unidades do SENAI de Minas Gerais, que contribuíram com sugestões de soluções inovadoras. Neste ano, 834 alunos participaram do desafio CBMM/Giaffone Racing, uma parceria da CBMM com o Senai e Giaffone Electric, que recebeu mais de 200 propostas de melhorias no veículo. Após rigorosa seleção, 10 projetos foram finalistas e, três, classificadas em terceiro, segundo e primeiro lugar.

O sucesso do projeto fez a CBMM renovar a parceria com a instituição de ensino para promover a troca de conhecimentos e a diversidade entre alunos e profissionais. De acordo com o especialista técnico da CBMM, Érico França, este foi o segundo ano do projeto para o Mission Zero e a expectativa é grande para o próximo ano. “Percebemos um amadurecimento das propostas apresentadas neste ano. Buscamos ampliar esta possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um projeto inovador e que está dando resultado nas pistas”, anuncia França.

CBMM renova parceria para fortalecer Mission Zero em 2025

Para 2025, a CBMM renova a parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ciser, Exparts, Omni, Giaffone Electric e a R9 Competições. Juntas, formam uma plataforma de empresas que compartilham suas tecnologias e o que há de melhor no mercado para aplicar no Mission Zero. A parceria também ganha reforço da empresa ArcelorMittal, que vai contribuir com suas tecnologias e aço para melhor performance do veículo na Copa Truck de 2025. A parceria foi anunciada nesse domingo, durante a última etapa do campeonato.

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos,

Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 5 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.

Comentários estão encerrados