Casos podem ser encaminhados para o Ministério Público para investigação

Desde o início da vacinação no Estado, Minas Gerais já registrou, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, 296 denúncias relacionadas à fura-filas da vacinação – por dia, são, em média, quase 20 casos.

De acordo com a Ouvidoria, nos últimos 15 dias, 515 denúncias de irregularidades no processo de imunização foram instaurados. Segundo o órgão, os casos vão desde os fura-filas até as doses roubadas e desviadas. As reclamações envolvem instituições da rede particular e filantrópicas, além das secretarias municipais de Saúde de BH e do interior.

Em média, são cerca de 20 denúncias por dia em Minas Gerais. Foto Reprodução 

Por meio de nota, o órgão informou que apura as denúncias e que, depois, os casos poderão ser encaminhados para o Ministério Público Estadual para serem investigados, inclusive na esfera criminal, como infração de medida sanitária, peculato, apropriação, entre outros crimes.

Até agora, a ouvidoria do Ministério Público já recebeu também 22 denúncias em pelo menos 13 cidades.

Minas Gerais

As denúncias de fura-filas assim como outras reclamações do processo de vacinação podem ser registradas no Canal Coronavírus da Ouvidoria-Geral do Estado através do site ou no Disque-Saúde 136.

Belo Horizonte

Desde a última semana, quem quiser fazer uma denúncia de aplicação de vacinas em pessoas que não pertencem ao grupo prioritário em Belo Horizonte, também pode fazer o registro na ouvidoria, no site da PBH. Anteriormente, as denúncias recebidas pela prefeitura estavam sendo encaminhadas a ouvidoria do Ministério Público Estadual.

C/ O Tempo

Comentários estão encerrados