Emenda Supressiva que previa retirada da atualização monetária no subsídio dos vereadores
foi reprovada pelo plenário da Casa
Na tarde de terça-feira, dia 25 de março, a Câmara Municipal de Araxá aprovou o projeto de reajuste salarial de 6,8% para os vereadores e de 10% para os servidores do Poder Legislativo de Araxá de Araxá. Com o reajuste, o salário de vereadores passa de R$ 14.827,31 para R$ 15.835,56.
A proposta foi aprovada pela maioria dos vereadores, exceto o vereador Professor Jales do Partido dos Trabalhadores, que se absteve de votar. Foram favoráveis ao Projeto de Resolução da Mesa Diretora os vereadores Fernanda Castelha, Alexandre Irmãos Paula, João Veras, Marcione Sucesso, Maristela Dutra, Rodrigo Investigador, Rodrigo do Comercial Aeroporto, Chicão Jesus Te Ama, Roberto do Sindicato, João Paulo Filomena, Kaká da Mercearia, Garrado e Jairinho Borges.
Emenda Supressiva
O vereador Rodrigo do Comercial Aeroporto, apresentou uma Emenda Supressiva ao Artigo 2º do Projeto de Resolução 005/2025 que tratava sobre a recomposição salarial dos vereadores.
De acordo com o parlamentar, a inclusão do Art. 2°, que prevê o aumento do subsídio dos vereadores, é inoportuna e gera desequilíbrio na equidade entre os poderes. “Enquanto os servidores municipais da administração direta e indireta ainda aguardam uma proposta de reajuste por parte do Executivo, a aprovação simultânea de um aumento para os parlamentares pode ser interpretada como privilégio, especialmente em um contexto de insatisfação generalizada entre os servidores públicos”, destacou.
“A Câmara Municipal, continua Rodrigo do Comercial Aeroporto, deve dar o exemplo de responsabilidade fiscal e coerência com as demandas da categoria. Se o reajuste dos servidores é legítimo, o mesmo não se aplica ao aumento dos subsídios dos vereadores neste momento, uma vez que não há paralelo com os demais servidores do município”.
A Emenda Supressiva que não foi aprovada, contou com o apoio e os votos dos vereadores, Chicão Jesus Te Ama, Garrado e Professor Jales.