Minas Gerais se prepara para a volta das chuvas nos próximos dias, após enfrentar um longo período de estiagem. A capital, Belo Horizonte, está há 171 dias sem chuvas significativas, sendo uma das cidades mais afetadas pela seca. Além da falta de precipitação, as temperaturas têm sido extremamente elevadas, e no último dia 3 de outubro, BH registrou sua maior temperatura do ano, com 35,2°C. Em Araxá o pico foi de 36ºC e a previsão para hoje é de máxima de 36ºC e a umidade relativa do ar é de 25 a 65%. Para amanhã a previsão é de 35ºC e para quinta-feira de a máxima será de 31ºC com 76% de possibilidade de chuva.
Calor intenso antes da chuva
Antes do retorno das chuvas, as altas temperaturas continuam predominando em Minas Gerais. A massa de ar quente que cobre o estado tem mantido o calor extremo e reduzido os níveis de umidade, especialmente na região central, onde se encontra Belo Horizonte. A umidade relativa do ar deverá ficar abaixo de 30% nos próximos dias, aumentando a sensação de desconforto. Essa combinação de calor intenso e ar seco pode tornar a chuva, inicialmente, irregular e com volumes reduzidos em algumas áreas.
Previsão de chuva nos próximos dias
Apesar do calor, a expectativa é de que as chuvas retornem de forma gradual a partir dos próximos dias, trazendo alívio à seca. A combinação de um cavado — área alongada de baixa pressão — e a chegada de uma frente fria na sexta-feira favorece o aumento das chuvas em todo o estado. As precipitações devem começar a atingir Minas Gerais já na quinta-feira, com evolução ao longo da sexta-feira, sendo mais intensas na faixa central e leste do estado.
Para Belo Horizonte, a previsão indica 10 mm de chuva na quinta-feira, e até 20 mm na sexta-feira e mais chuva ao longo do final de semana o que representa um alívio para a capital, que está há mais de cinco meses sem chuvas significativas. A expectativa é que a chuva se espalhe e traga uma trégua ao tempo seco, melhorando as condições em diversas áreas do estado.
C/ ClimaTempo