Conforme ocorre ao final de cada quadrimestre, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma Audiência Pública para apresentar a prestação de contas dos meses de maio, junho, julho e agosto de 2024. A sessão ocorreu na tarde da última quinta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Araxá, e contou com a participação de vereadores, assessores, profissionais da saúde, servidores públicos, imprensa e membros da comunidade.

A reunião foi presidida pela secretária municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves, que iniciou a sessão lembrando que a prestação de contas é uma obrigação legal: “A lei determina que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), em cada ente da federação, deve elaborar um relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, contendo as seguintes informações: montante e fonte dos recursos, auditorias realizadas, oferta e produção de serviços públicos.”

A secretária iniciou o encontro mencionando as principais realizações da pasta durante os meses de maio, junho, julho e agosto de 2024, destacando: promoção da castração de mais de 10 mil cães e gatos, reestruturação da rede de saúde mental e ampliação em mais de 45% do número de atendimentos, campanhas de vacinação, nova frota de ambulâncias do município, que triplicou o número de atendimentos, aparelho de raio-X recebido pela AME 24h Uninorte, obras de reforma e ampliação do Canil Municipal, entre outros.

A secretária também destacou que foram investidos, ao todo, R$ 46.415.839,25 durante os quatro meses, detalhando os valores repassados para as principais instituições filantrópicas da cidade: “Obras Assistenciais Casa do Caminho” e “Associação Assistencial Santa Casa de Misericórdia”.

Os responsáveis por cada setor da Secretaria apresentaram o trabalho realizado no período, exibindo fotos, enumerando ações e mostrando números de atendimentos. Uma informação relevante destacada pelo Setor de Regulação foi o aumento do número de faltas em consultas, totalizando 1.239 ausências em um total de 9.785 atendimentos de especialidades no 2º quadrimestre de 2024. O número de ausências preocupa os profissionais, que alertaram sobre a importância de desmarcar os atendimentos com antecedência, caso o paciente não possa comparecer.

Ao ser questionada sobre os principais desafios da pasta, a secretária destacou que, estatisticamente, percebe-se que estamos sofrendo as consequências do pós-pandemia de Covid-19, com um maior adoecimento da população. Ela aponta que os pacientes continuam buscando com mais frequência os atendimentos de urgência e emergência, e que é um grande desafio fazer com que as pessoas priorizem a atenção primária, a prevenção e a educação em saúde.

Ao final do encontro, Cristiane agradeceu a participação dos servidores da Saúde e se colocou à disposição dos vereadores para esclarecimentos. O relatório completo pode ser acessado no site da Câmara: araxa.mg.leg.br.

Comentários estão encerrados