Apresentação em Araxá acontecerá no próximo dia 15, às 20h na Igreja São Domingos de Gusmão

Abrindo a temporada de 2023, a Filarmônica de Patos de Minas realiza um Concerto especial com obras famosas de Beethoven, Mozart e do compositor mineiro Gabriel Rimoldi. No programa, a orquestra executa a apoteótica sétima sinfonia de Beethoven além de árias para soprano e barítono interpretadas pelos cantores Márcia Soares (Soprano) e Sérgio Cunha (Barítono). A novidade corre por conta da estreia mundial das Microdanças – obra inédita de Gabriel Rimoldi encomendada pela Orquestra. A regência é do maestro Felipe Oliveira.

Beethoven foi um dos maiores compositores de todos os tempos, com uma obra incrivelmente vasta, compôs sonatas, concertos para diversos instrumentos e também um ciclo de nove sinfonias. A Sétima teve sua estreia em dezembro 1813, regida pelo próprio compositor em um concerto beneficente em prol os soldados atingidos na Batalha das Nações – guerra travada entre a França de Napoleão contra a união militar da Prússia, Rússia, Suécia e Áustria. A obra celebra a queda do Imperador Francês Napoleão Bonaparte, diferente da 3ª sinfonia (Eróica) que Beethoven havia dedicado ao Napoleão em 1804 e que depois se arrependeu e retirou a dedicatória com Fúria. “A Sétima” transmite força e determinação com movimentos “dançantes”, tanto que mais tarde foi chamada de “A Apoteose da Dança” pelo compositor Richard Wagner. Foi a sinfonia mais aplaudida e reverenciada de todas que Beethoven havia criado até então e que marcou um dos momentos mais triunfais de toda sua vida.

Já com as participações especiais de Márcia Soares e Sérgio Cunha, os solistas interpretarão árias das óperas “Don Giovanni” e “Flauta Mágica” de Mozart, e a famosa ária “O Mio Babbino Caro” da ópera “Gianni Schicchi” de Puccini.

O público patense poderá prestigiar a apresentação no dia 14 de abril – sexta-feira às 20h na Igreja Santa Terezinha em Patos de Minas, já no dia 15 de abril às 20h a orquestra se apresenta em Araxá na Igreja São Domingos de Gusmão. A duração da apresentação é de aproximadamente 1 hora e acesso é livre para todas as pessoas.

O concerto tem realização da Associação da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas e conta com apoio da prefeitura de Patos de Minas por meio da secretaria de cultura. Já em Araxá, tem o apoio da prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto. O patrocínio é das empresas CEMIG, Patense, Auma, Agroceres, Grupo Farroupilha, Lallemand e Fratelle através da lei incentivo à cultura do governo do estado de Minas Gerais.

– Serviço:
Abertura de temporada da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas

– Patos de Minas
Data: 14 de abril – sexta-feira
Horário: 20 horas
Local: Paróquia Santa Terezinha (igreja dos Capuchinos) – Av. Paranaíba, 1282

– Araxá
Data: 15 de abril – sábado
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz São Domingos de Gusmão – Praça São Domingos – Centro

Comentários estão encerrados