Mostra fotográfica acontece em Araxá até 8 de dezembro

A cidade de Araxá recebe, pela primeira vez, uma exposição de Cristiano Mascaro, um dos maiores nomes da fotografia brasileira. Com um olhar singular para a arquitetura, paisagens urbanas e a vida nas cidades, Mascaro destaca-se por seu olhar para os lugares e as pessoas. A exposição acontecerá no Museu Dona Beja, onde estará em cartaz até o dia 8 de dezembro. A abertura será no dia 6 de novembro, quarta-feira, a partir das 19h, e contará com uma palestra do fotógrafo sobre sua trajetória e suas visões sobre a fotografia.


A mostra reúne 20 fotografias que representam momentos emblemáticos da carreira de Mascaro, abrangendo registros de São Paulo e outras cidades brasileiras. Em cada imagem, a arquitetura e os espaços públicos ganham uma dimensão poética e atemporal, como explica o próprio artista: “As cidades me fascinam, me desafiam, me movem”.

As imagens refletem o olhar apurado do fotógrafo, que transforma o cotidiano urbano em obras de arte, resgatando a memória e a identidade dos espaços. Esta exposição oferece ao público de Araxá uma rara oportunidade de se aproximar do trabalho de um fotógrafo que celebra a cultura visual e o patrimônio arquitetônico das cidades brasileiras.


Eugênio Sávio, diretor artístico do Festival de Fotografia de Tiradentes, organizador da exposição, ressalta a importância do evento, que é gratuito e aberto ao público: “Mascaro é um arquiteto que encontrou na fotografia a forma de se expressar, de olhar para as cidades brasileiras de maneira singular. A mostra é uma oportunidade única para que todos tenham acesso a este trabalho”, reforça.

O artista e pesquisador João Castilho destaca, no texto de apresentação da exposição, a profundidade do trabalho de Mascaro: “Ele é um mestre, domina como poucos a linguagem que escolheu para se expressar. Suas imagens guardam sempre pequenas surpresas, detalhes escondidos, enigmas a serem decifrados”.


– Serviço

“Ficções Reais – Cristiano Mascaro”.
Abertura no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 19h.
Acesso: Livre e gratuito.
Realização: Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal
Patrocínio: CBMM, Itaú e Rede
Apoio: Prefeitura de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).
Local: Museu Dona Beja
Endereço: Praça Coronel Adolpho, 98, Araxá-MG
Data: 7 de novembro a 8 de dezembro de 2024
Visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, das 9h às 15h; e domingos, das 8h às 12h.
Instagram: @fotoempauta

Sobre o Festival de Fotografia de Tiradentes

O Festival de Fotografia de Tiradentes chegou em sua 13ª edição em 2024. A cada edição, o festival transforma a cidade mineira em um palco de diversas exposições, debates, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas voltadas para a comunidade. O evento proporciona ao público ricas experiências e trocas com profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira. E ao longo do ano mostras e outras atividades do Festival circulam por diversas cidades do Brasil.

Comentários estão encerrados