As artes cênicas acontecem em dois palcos diferentes de sexta a domingo

Um final de semana inteirinho de teatro e música no 29º Encontro SESI de Artes Cênicas. Palco Local com artistas de Araxá, grupos mineiros e paulistas em dois palcos diferentes. Entre os dias 16 e 18 de junho o estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto e o Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá recebem as atrações do festival. Entre as atrações está o monólogo sobre os últimos anos de vida do escritor mineiro Guimarães Rosa encenado pelo ator Giuseppe Oristanio, “Pormenor de Ausência”, em única sessão no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá no domingo, às 20 horas, entrada por ordem de chegada, lotação de acordo com disposição do Teatro, de 620 lugares.

Mas calma, tem muita coisa boa, tudo gratuito e com Classificação Livre. O sextou começa com a oficina “A Música e a Cena” de Os Geraldos (SP) às 14 horas na unidade Sesi/Senai de Araxá (rua Abraão José Bittar, 405 – bairro Bela Vista), e à noite continua no estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto com três apresentações. Iniciamos às 19 horas com o teatro “O Causo de Geraldo” o da Papangu Cultural (MG), mais teatro com a trupe de Araxá Cia. Deu Na Telha em “Retalhos de História”. A terceira atração da sexta-feira foi substituída. Por motivo de saúde a performance PRETUme não será apresentada, e sim a banda musical de Araxá “Lóttus” finaliza a noite cultural na programação do quarto dia de Palco Local do Encontro.

Muita mineiridade nas atrações de 16 de junho

O Causo do Geraldo – Minas Gerais não é só serra e montanha ou outro e diamante. Assim, dentro de tantas das várias Gerais, a peça conta da infinita história de amor entre Geraldo Lopes e uma cabocla Nadirinha e dos fabulosos acontecidos em torno deles. Retalhos da história – O imaginário popular é a fonte de muitos causos e lendas que ouvimos desde a infância. Estórias que marcam momentos e situações. E que, da mesma forma que elas aparecem na nossa vida, se não forem registradas, podem se perder no tempo e deixar de encantar outras gerações. Causos típicos com raízes no teatro popular. Banda Lóttus – Banda araxaense, formada no final do ano 2018, e entre as propostas tem como foco revisitar os maiores clássicos nacionais e internacionais do Pop e do Rock com identidade própria e muita personalidade.

Sábado uma montagem de Gabriel Vilella e a peça que vai encantar crianças e adultos “Cordel do Amor Sem Fim ou A Flor do Chico”, em duas sessões no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá. Dia 17 de junho às 16h e às 20h, com entrada gratuita, por ordem de chegada, de acordo com a capacidade do local, de 620 lugares em cada sessão. Uma produção do grupo “Os Geraldos” de Campinas (SP), com Classificação Livre, direção, cenografia e figurino do mineiro Gabriel Villela, um dos mais premiados do teatro brasileiro. A peça, que estreou em outubro de 2021, fez temporadas nas unidades do SESI de Itapetininga e Ribeirão Preto e, neste ano, iniciou a circulação nacional.

E domingo, encerrando o final de semana teatral, o festival apresenta o monólogo encenado pelo ator Giuseppe Oristânio (SP) “Pormenor de Ausência”, com Classificação Livre. Os últimos anos de vida de Guimarães Rosa foram transformados na atração que será às 20 horas do dia 18 de junho no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá. O texto retrata o autor em uma fase de intensa atividade, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora estivesse com saúde fragilizada. O espetáculo revela toda a humanidade do escritor, com os pensamentos focados nos problemas de saúde, e dilemas existenciais, que envolvem a perspectiva da finitude e o desejo de ingressar na Academia Brasileira de Letras.

O 29º Encontro SESI de Artes Cênicas tem como tema os “Encontros Plurais” realizados simultaneamente até o dia 25 de junho em cinco cidades: Araxá, Conceição das Alagoas, Nova Ponte, Pirajuba e Uberaba. Uma realização do SESI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocínio: CBMM, Usina Santo Ângelo, Usina Uberaba, apoio: Prefeitura Municipal de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto.

Toda a programação do 29º Encontro SESI de Artes Cênicas é gratuita, o cronograma com todas as atrações em Araxá, até o dia 25 de junho, podem ser acompanhas pela página oficial do Sesi @sesiculturamg e pelo site www.sesiculturamg.com.br.

Serviço:
29º Encontro SESI de Artes Cênicas
Até 25 de junho de 2023
“Encontros Plurais”
Entrada gratuita
#vemproencontrosesi

Comentários estão encerrados