Cerca de 100 obras serão fiscalizadas, em Araxá, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) até hoje, 24 de novembro de 2020. Desde ontem, uma equipe de 12 fiscais trabalha reforçando as fiscalizações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria.

Durante a blitz, os fiscais verificam a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O inspetor-chefe de Araxá, engenheiro civil e de segurança do trabalho Helver Martins Gomes, explica que o foco será a construção civil devido ao aumento na demanda desse serviço na cidade, e que a fiscalização é importante para garantir a segurança da sociedade. “É necessário que todos os empreendimentos tenham um responsável técnico para aplicação das melhores técnicas e tornar a obra mais segura”, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que a adoção desse modelo, implantado já há dois anos, potencializa as fiscalizações do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Na última blitz em Araxá, realizada em dezembro de 2019, foram verificadas 175 obras na cidade e expedidos 63 autos de infração. Desde 2018, o Crea-MG realiza blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Comentários estão encerrados