A Mata da Cascatinha, um dos principais pontos turísticos de Araxá foi criada em 1964 e é fruto de um movimento popular em prol da preservação da vegetação local que é tão rica e exuberante. A seis quilômetros da área urbana de Araxá, o remanescente florestal tem características típicas das matas de galeria do Cerrado. A Mata da Cascatinha se situa na área de preservação ambiental da empresa Mosaic Fertilizantes. Em 2020 a Mosaic recuperou e revitalizou a trilha da Cascatinha que passou a contar com sinalização, informações sobre o meio ambiente e segurança para quem quer chegar até às pedras onde está a mina d’água.
Nesta semana, o vereador Alexandre dos Irmãos Paula apresentou Indicação ao Executivo Municipal para que seja realizado um estudo técnico com a finalidade de implantar o “Programa Caminhada Ecológica na Trilha da Mata da Cascatinha”. A Indicação foi aprovada pelo Legislativo e encaminhada para análise da Prefeitura de Araxá.
De acordo com a Indicação apresentada pelo vereador do Partido Liberal, o Programa teria como finalidade exercitar, contemplar e fomentar a consciência ecológica no município com ações de cunho de preservação ambiental. Para o alcance da finalidade do presente Programa, o Poder Público Municipal poderá constituir ações voltadas como disponibilizar a infraestrutura e profissionais capacitados para sua realização e a divulgação do Programa deverá ser realizada amplamente nos meios de comunicação.
Na tribuna da Casa Legislativa, Alexandre dos Irmãos Paula declarou que o reconhecimento e a confiança da sociedade no Poder Público depende muito dos esforços dos gestores em colocar em prática projetos e programas inovadores para as cidades. Neste sentido, continua ele, o “Programa Caminhada Ecológica na Trilha da Mata da Cascatinha no Barreiro” fortalecerá o cidadão e toda comunidade.
“Nos últimos anos, principalmente a partir dos anos 60, a comunidade internacional passou a se atentar para a questão ambiental, em virtude da agressão desenfreada do homem para com o meio ambiente. Neste contexto, programas e projetos, cujo objetivo é levar o cidadão a refletir a relação entre a preservação do meio ambiente e qualidade de vida, tem sido matéria de crescente importância e atualidade”, destacou.
A caminhada ecológica é uma prática educativa que alia atividade física ao aprendizado sobre a natureza e a conservação ambiental. “Consiste em percorrer trilhas ou ambientes naturais, estimulando a observação da flora e fauna locais, além de promover a sensibilização sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Ao integrar conhecimento científico e experiência prática, a Caminhada Ecológica contribui para a formação de uma consciência ambiental crítica, essencial para a construção de uma sociedade mais sustentável”, arrematou o vereador.