Com o objetivo de promover um Carnaval mais seguro, respeitoso e acolhedor, a Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha do Governo Federal “Se liga ou eu ligo 180”, que será desenvolvida durante o CarnAraxá 2026.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importunação sexual e a violência contra a mulher, reforçando que o Carnaval é sinônimo de alegria e diversão, mas nunca de desrespeito. A campanha também incentiva a denúncia, com a divulgação do canal Ligue 180, que funciona 24 horas por dia, de forma sigilosa.

Como parte das ações, serão realizadas blitzes educativas de Carnaval, com distribuição de lixo car, materiais informativos e orientações à população sobre prevenção ao assédio, violência contra a mulher e cuidados com a saúde. As abordagens também reforçam mensagens de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), com a distribuição de preservativos.
Durante o CarnAraxá 2026, o evento contará com mensagens sobre a campanha e preservativos estarão disponíveis em todos os pontos de venda de bebidas.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, destaca a importância da iniciativa no período carnavalesco. “O Carnaval é um momento de celebração, mas também exige responsabilidade coletiva. A campanha ‘Se liga ou eu ligo 180’ reforça que nenhuma forma de assédio é aceitável. Informação, prevenção e denúncia são fundamentais para garantir que mulheres e meninas possam ocupar os espaços públicos com segurança e respeito”, afirma.
A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das secretarias de Segurança Pública, por meio da Settrans, Assistência Social, Turismo e da Fundação Cultural Calmon Barreto. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também são parceiros da ação.
Blitzes educativas de Carnaval
Quinta-feira – 12/02, às 16h
Parque do Cristo
Sexta-feira – 13/02, às 16h
Avenida Antônio Carlos



