Araxá foi destaque na maior corrida trail da América Latina, o La Mission Brasil que foi disputada entre os dias 16 e 17 de agosto em Passa Quatro, interior do Estado de Minas Gerais. A prova reuniu aproximadamente 4.100 atletas que percorreram as montanhas da Serra da Mantiqueira nos percursos de 7K, 15K, 25K, 35K, 55K e 80K. Na categoria de 15km, a atleta araxaense Thaís Alves Fonseca, da Cornelius Academia, foi a campeã. Ela terminou a competição na 13ª colocação na classificação geral.

Emocionada após o feito, a atleta conta que não tinha a dimensão do que era a prova e já se diz ‘pronta’ para voltar em 2025 e buscar novas conquistas para o trail de Araxá. “A energia da cidade, dos atletas e das montanhas é uma coisa surreal”, destacou. “A preparação para a prova foi intensa”, relembra, “a princípio me preparei para competir nos 25km, o que acabou não sendo possível. Fiquei chateada no começo mas não desanimei. Fiz uma prova bem confiante e segura do que tinha que fazer. A estratégia da prova foi muito bem aplicada, do começo ao fim e, felizmente, deu tudo certo. Agradeço ao meu treinador, o professor Chineyder e toda a nossa equipe”, arrematou.

A Prova

O La Mission Brasil Serra Fina foi realizado no incrível cenário da Serra da Mantiqueira, em um dos trechos considerados mais difíceis para Trekking no Brasil. Isso porque a Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ocupando uma área de aproximadamente 500 km de extensão.

Portanto, exatamente no limite dos três estados, está a Serra Fina, parte da grande Serra da Mantiqueira que recebe o nome de ‘fina’ pela
largura estreita de vários trechos, que podem chegar em até menos de um metro. Além disso, nesse trecho, também encontra-se alguns dos pontos mais altos do Brasil, como o Capim Amarelo (2491m) e a Pedra da Mina (2798m). Esse último é o 4º ponto mais alto do país e, por outro lado, o mais alto de toda a cadeia montanhosa!

Comentários estão encerrados