Araxá terá mais uma semana seca e de muito calor. Hoje, a máxima deve chegar a 31°C e a mínima fica em torno de 20°C. Não há previsão de chuva e umidade relativa do ar tende a cair para 31%, à tarde, deixando quase todo o Estado sob alerta de perigo potencial de baixa umidade. As cidades afetadas encontram-se no Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Central, Oeste, Norte, Noroeste e Região Metropolitana de BH.
O percentual indicado pela Organização Mundial de Saúde, OMS, é de 60%. Com índices tão baixos, a necessidade de se reforçar a hidratação é fundamental para evitar possíveis problemas no organismo. Para amanhã, terça-feira, os termômetros devem ter máxima de 32ºC e também sem previsão de chuva. Na quarta, quinta e sexta-feira, respectivamente, dias 2, 3 e 4, a previsão é de máximas de 34, 36 e 35ºC e sem previsão de chuva. No final de semana os termômetros continuam em alta com previsão de 35ºC para sábado e 36ºC para domingo, dia 6 de outubro. Poderemos ter chuva em Araxá e na microrregião apenas na noite de segunda-feira, dia 7.
Ainda segundo o Inmet, não há previsão de chuva para hoje na maior parte do estado e a névoa seca deve predominar em todas as regiões.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL: ⠀
– Hidrate-se durante o dia; ⠀
– Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; ⠀
– Evite frituras; ⠀
– Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; ⠀
– Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀
– Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀
– Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
– Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Podemos ter novamente vários dias consecutivos com qualidade do ar comprometida, potencial ainda alto para queimadas no país e visibilidade prejudicada com céu mais esbranquiçado. A umidade do ar no decorrer desta semana pode ficar em alerta em várias capitais.
C/ Inmet