Cultura criativa e os prazeres da boa mesa, uma oportunidade para o entretenimento
e lazer em família no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto

De quinta, 9, até domingo dia 12, tem programação para todas as gerações, com gastronomia típica, palestras, oficinas, lançamentos de livros, shows, área kids, aulas com os grandes chefs, degustação de pratos da culinária mineira e de drinks. Na estrutura montada no pátio da Fundação, totalmente coberta e protegida, serão 14 stands, cada um com sua especialidade oferecendo ao público o que há de melhor na nossa culinária. Tudo com entrada gratuita e acessibilidade.

Armando de Angelis, organizador do festival, faz questão de ressaltar a importância de Araxá como referência na culinária mineira. “Araxá é a capital da cultura e da gastronomia das Gerais e nossa proposta com o festival é valorizar isso, fortalecendo nossa mineiridade. Teremos grandes chefs da nossa cozinha que vão preparar pratos inspirados no legado, na influência dos índios, dos quilombolas, dos tropeiros, dos bandeirantes e imigrantes. ”

Grande conhecedora das nossas tradições gastronômicas, a chef historiadora e escritora Marcia Nunes, irá compartilhar sua expertise no evento. Ela, que é filha da saudosa chef Dona Lucinha, resgata as origens da cozinha mineira: ”O contexto histórico mostra que ela está ligada à riqueza mineral. Nossa cozinha foi forjada nesse ambiente, na busca pelo ouro, pelas riquezas das minas”. Marcia ressalta a importância do festival por misturar ingredientes tão especiais como saberes e sabores. “A gastronomia e a literatura estão diretamente ligadas à história das Gerais. Depois da linguagem, a comida é o mais importante elo entre o homem e a cultura. E dessa forma, a gastronomia se liga a cultura”.

A chef, historiadora e escritora Marcia Nunes

O time do festival também ganha reforço no Espaço Cozinha Show. A curadoria é de Rosilene Campolina, mestre e professora universitária, diversas vezes premiada em concursos internacionais. “Teremos apresentações de grandes chefes mineiras, que terão destaque nesta edição com homenagem ao protagonismo feminino na gastronomia, justamente na cidade onde viveu e se tornou conhecida a destemida Dona Beja. ”

O Festival Saberes e Sabores 2023 é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e também pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais. Conta com o patrocínio master da Cemig e CBMM, além dos patrocínios da Rio Branco Energias, Zema e Stadt Jever. Apoios culturais de Virgilius Palace Hotel, Prefeitura Municipal de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto com a promoção de De Angelis Planejamento e Tri Ciclo Produções.

A curadoria do Festival é de Rosilene Campolina

– Serviço

– Quinta-Feira, dia 09
18:00 h: Palestra de abertura com Armando de Angelis e Rosilene Campolina
18:15 h: Palestra degustativa “Conexão Araxá – Sabará”, com a historiadora Márcia Nunes, enquanto que paralelamente a Chef Meire Ribeiro da Sabarabuçu prepara um prato típico para degustação do público. Tema: “A influência dos índios e quilombolas na gastronomia de Araxá e Sabará”.
19:00 h: Manga Rosa – Jazz 21:00 h: Julia Ribas e Nestor Lombida no piano

– Sexta-Feira, dia 10
18:00 h: Palestra degustativa com a historiadora Márcia Nunes, enquanto que paralelamente a Chef Euzi Nascimento, professora e palestrante especializada em eventos, prepara um prato típico, a Matula Mineira, para degustação do público. Tema: “A influência dos primeiros habitantes de Araxá e dos imigrantes que aqui se estabeleceram na releitura dos seus pratos”.
19:00 h: Jazz a Três 21:00 h: MW Trio- Blues

– Sábado, dia 11

14:00 h: Palestra degustativa com a historiadora Márcia Nunes, enquanto que paralelamente a Chef Carol Silva, pesquisadora e defensora da cozinha feminina prepara um prato típico- Galinhada Dona Beja, para degustação do público. Tema: O legado culinário e cultural dos bandeirantes, tropeiros e primeiros colonizadores de Araxá
15:00 h: lançamento do livro de Miriam Cerrutti – “A Cozinha Mineira e a Coquetelaria no Mundo das Especiarias”.
16:00 h: Palestra degustativa com o sommelier Erico de Angelis com o tema “SUNSET – Alquimia dos Gins
19:00 h: John Big Band
21:00 h: Tiago Martins Quarteto convida Ludy Rocha- Jazz, Blues e Rock

– Domingo, dia 12

13:00 h: Danilo Samba Choro
13:00 h: Os Arachás – Samba 14:00 h: Palestra degustativa com a historiadora Márcia Nunes, enquanto que paralelamente as Chefs Maria José Avelino, professora e confeiteira, e Ana Claudia Alves, professora e especialista em alimentação, preparam um prato típico -“Filet Wellington”, um clássico da cozinha internacional- acompanhado de uma sobremesa franco-brasileira para degustação do público. Tema: “O Grande Hotel e o requinte dos seus pratos”.

Comentários estão encerrados