Mostras gratuitas inauguram em 15 e 16 de maio, com 180 peças da Coleção África e lançamento da
segunda edição da publicação Arte Africana: Máscaras e Esculturas – Volume II

Uma das mais significativas exposições de arte africana em circulação no Brasil chega ao interior de Minas Gerais. “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” reúne 180 obras da Coleção África — acervo formado ao longo de mais de duas décadas — em mostras gratuitas em Araxá e Uberlândia. Com aberturas nos dias 15 e 16 de maio, respectivamente, a iniciativa traz ao público peças que revelam a estética, a espiritualidade e os saberes de diferentes culturas africanas.

A curadoria, assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia, selecionou máscaras, esculturas, utensílios e objetos rituais que influenciaram artistas ocidentais como Picasso e Brancusi. Mais do que exibir artefatos, a exposição propõe uma imersão em tradições ancestrais, muitas delas presentes até hoje na cultura brasileira.

A mostra, que já passou por importantes cidades brasileiras, consolida-se como uma das principais iniciativas de valorização da arte africana no país. Em sua chegada ao interior de Minas, ocupa dois espaços culturais de referência: o Teatro Municipal Maximiliano Rocha, em Araxá, e o Museu Universitário de Arte (MUnA), em Uberlândia — vinculado à Universidade Federal de Uberlândia.

A abertura em Araxá acontece no dia 15 de maio. No dia seguinte, 16 de maio, é a vez de Uberlândia receber o acervo. Durante as cerimônias de inauguração, também será lançado o segundo volume da Coleção África – Arte Africana: Máscaras e Esculturas – Volume II, publicação que explora em profundidade os temas presentes na exposição. Nas duas cidades, a visitação segue gratuita até 20 de julho. Além da exposição, serão realizadas oficinas de arte educação com escolas da rede pública de ensino. As atividades ampliam o diálogo com o acervo e expandem o alcance formativo da iniciativa.

Mais do que apresentar objetos de valor estético e simbólico, Arte Africana: Máscaras e Esculturas oferece uma experiência de aproximação com cosmovisões, gestos e narrativas que seguem vivas. Um convite ao olhar atento e à escuta de expressões culturais que atravessam o tempo — e seguem ressoando na formação da identidade brasileira.

– SERVIÇO 
Exposição: Arte Africana – Máscaras e Esculturas 
Entrada gratuita 

Araxá 
Teatro Municipal Maximiliano Rocha
Período: 15 de maio a 20 de julho
Abertura: 15 de maio, às 19h
Horários: segunda a sexta, das 12h às 18h; sábado, das 9h às 15h; domingo, das 8h às 12h

Uberlândia 
Museu Universitário de Arte (MUnA)
Período: 16 de maio a 20 de julho
Abertura: 16 de maio, às 19h
Horários: terça a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 13h às 17h

Curadoria: Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia

 

Comentários estão encerrados