Seis meses após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais, 13 municípios do estado ainda não têm casos da doença ou mortes em decorrência da enfermidade
Há exatos seis meses a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) declarava a existência de um primeiro mineiro infectado com a Covid-19. Transcorrido este período de 180 dias, a pandemia de coronavírus acabou se alastrando por 98,4% dos municípios de Minas Gerais, atingindo um total de 840 cidades até a manhã desta terça-feira (8) segundo relatório publicado pela própria pasta estadual.
O levantamento, portanto, indica que até então 13 municípios mineiros não têm casos de Covid-19 ou mortes provocadas pela doença – são cidades que atravessam a pandemia imunes até o momento apesar do crescimento estrondoso na quantidade de infectados principalmente desde o mês de julho, quando aconteceu o pico. Três destes municípios estão localizados na Zona da Mata de Minas Gerais, uma entre as cidades sem casos é o destino turístico de São Thomé das Letras, na região Sul do Estado.
A seguir, veja quais são as 13 cidades de Minas Gerais que ainda não têm casos de Covid-19:
– Aracitaba (Zona da Mata);
– Botumirim (Norte);
– Camacho (Centro-Oeste);
– Cantagalo (Rio Doce);
– Cedro do Abaeté (Central);
– Coronel Murta (Vale do Jequitinhonha);
– Fama (Sul);
– Pedro Teixeira (Zona da Mata);
– Queluzito (Central);
– Santana do Garambéu (Zona da Mata);
– São João do Pacuí (Norte);
– São Thomé das Letras (Sul);
– Veredinha (Alto Paranaíba).
Cenário
Entre 8 de março e esta terça, cerca de 236.600 mineiros descobriram estar infectados com o coronavírus. A doença provocou 5.877 óbitos em todo o Estado, estando eles principalmente concentrados em Belo Horizonte, uma vez que 1.073 moradores da capital morreram com diagnóstico de Covid-19. Estatísticas preparadas pela SES-MG indicam que a mortalidade pela infecção é maior entre aqueles pacientes com idades superiores a 60 anos – sendo que a média de idade dos óbitos confirmados é, hoje, 71 anos.