Alunos do Segundo Período de Sistemas de Informação do Uniaraxá marcaram presença no NASA Space Apps Challenge 2025, o maior hackathon do mundo, realizado em Uberlândia nos dias 04 e 05 de outubro de 2025.

A participação intensa, que seguiu a metodologia ágil durante as 48 horas de evento, demonstrou a integração entre a teoria acadêmica e a aplicação prática de ponta, utilizando Inteligência Artificial e ciência de dados para resolver desafios propostos pela NASA. Todo o trabalho foi coordenador e supervisionado pelo Professor e Coordenador do Curso, Prof. Me Marco Aurélio Moreira.

Os estudantes do Uniaraxá se organizaram em duas equipes focadas em soluções inovadoras:

– Equipe Binary Bits:
Concentrou-se na área de ‘detecção de exoplanetas’, desenvolvendo uma solução baseada em Inteligência Artificial para analisar dados astronômicos.

– Equipe Mango Estrela Power:
Criou um ‘simulador de impacto de meteoros’ que utilizou Large Language Models (LLMs) para gerar análises e relatórios interativos.

A experiência proporcionou aos alunos contato direto com dados reais da NASA e o uso de frameworks de desenvolvimento colaborativo, alinhando-se com a importância pedagógica dos hackathons para o desenvolvimento de competências de resolução de problemas complexos.

Os projetos foram submetidos para avaliação global, e os nomes dos participantes incluem Bruno Duarte Miranda, Gabriel de Souza Miranda, Rafael Silva de Miranda, Jean Carlos Rodrigues de Souza, Sávio Gomes Honorato e Gustavo Henrique dos Reis Rosa de Araújo (Binary Bits), além de Renato Justino da Silva Filho, Vitória Cristina Ferreira, Júlio Mota Júnior e Hitalo César (Mango Estrela Power).

Comentários estão encerrados