Companhia celebra resultados da edição que une ciência, educação e cuidado com o meio ambiente 

A CBMM realizou, nos dias 12 e 13 de novembro, o evento de encerramento da edição 2025 do Projeto de Educação Ambiental “Cientistas do Cerrado”, reunindo todas as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas (das zonas urbana e rural) e privadas de Araxá. O encontro celebrou mais um ciclo de aprendizado e protagonismo da comunidade na conservação do Cerrado – segundo maior bioma da América do Sul e que está presente em todas as regiões brasileiras¹.

Em 2025, o Cientistas do Cerrado mobilizou mais de 1.800 pessoas entre alunos, professores e parceiros, fortalecendo o compromisso da CBMM com a educação ambiental, além de incentivar que novas gerações contribuam ativamente para o cuidado do meio ambiente.

Por meio de atividades desenvolvidas em sala de aula entre professores e alunos, com apoio de material enviado pela CBMM, além de visitas ao Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA) da CBMM, os alunos participaram de atividades interativas para a observação, experimentação, pesquisa e registro sobre a conservação do bioma.

Durante o evento de culminância do projeto, realizado no Teatro CBMM, houve uma apresentação da Turma da Kika, a exibição de uma animação da Turma da Kika sobre temas de segurança – desenvolvida em parceria com a Defesa Civil de Araxá e o Corpo de Bombeiros Militar de Araxá; e também a peça teatral “A Festa dos Bichos no Cerrado”, apresentada pelo Grupo Reticências de Teatro.

“Na CBMM, atuamos fortemente na conservação da fauna e flora do bioma do Cerrado e o evento de culminância do ‘Cientistas do Cerrado’ representa um marco para celebrarmos um ano de ações de conscientização e educação ambiental em parceria com a comunidade. Nos sentimos orgulhosos, pois, ao longo de mais de 33 anos de atuação, nosso Programa de Educação Ambiental já impactou mais de 80 mil alunos, professores e moradores de Araxá”, destaca Marcos Lemos, Gerente Sênior de Gestão de Barragens e Meio Ambiente da CBMM.

Com início das iniciativas de educação ambiental com a participação de crianças e escolas de Araxá em 1992, o projeto Cientistas do Cerrado consolidou-se como referência em educação ambiental – aliando ciência, cidadania e sustentabilidade às ações locais de conservação. Cabe mencionar que o Centro de Desenvolvimento Ambiental da CBMM, que abriga e dá vida ao projeto, mantém iniciativas inovadoras de proteção à biodiversidade – como o Criadouro Científico para Fins de Conservação, dedicado à reabilitação, proteção, pesquisa e reprodução de espécies da fauna do cerrado; e o Viveiro de Conservação da Flora, voltado à reprodução de espécies nativas para a preservação da vegetação nativa. Em 2025, foram realizadas 84 visitas monitoradas, 10 palestras e 22 oficinas no CDA.

Sobre a CBMM 

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM celebra 70 anos de atuação em 2025, atendendo mais de 500 clientes em 50 países. Com sede no Brasil e escritórios regionais na Holanda, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece tecnologia aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa tem uma atuação focada na pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações. Nos últimos anos, a CBMM firmou parcerias e realizou investimentos estratégicos em empresas e startups visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Para mais informações, visite o media center.

Comentários estão encerrados