De acordo com a parlamentar, os recursos da ordem de R$ 1,167 milhões foram destinados para
obras de recapeamento asfáltico
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá desta semana, a vereadora Maristela Dutra utilizou a tribuna para solicitar informações claras e detalhadas da Administração Municipal sobre recurso federal no valor de R$ 1,167 milhões, destinado ao recapeamento asfáltico de vias urbanas da cidade. A verba, de acordo com a parlamentar, é oriunda do Governo Federal e tem como objetivo a execução de obras de recapeamento asfáltico com concreto betuminado usinado a quente (CBUQ), uma tecnologia que promete maior durabilidade e qualidade às ruas. O requerimento foi aprovado e encaminhado para a Prefeitura de Araxá.
Em seu discurso, Maristela destacou a importância da transparência na gestão dos recursos públicos e disse que a função do vereador é zelar pela correta aplicação dos recursos públicos. “É nosso dever como vereadores zelar pelo correto uso do dinheiro público. Precisamos saber quando esses recursos foram recebidos e qual foi a origem parlamentar da emenda que possibilitou essa transferência”, afirmou.

A vereadora também solicitou uma lista das vias urbanas que serão contempladas com os serviços de recapeamento, além de um cronograma detalhado para a execução das obras. Segundo ela, é fundamental que os cidadãos tenham acesso às informações sobre quais ruas serão beneficiadas e quando poderão esperar as melhorias.
Maristela enfatizou que o recapeamento é uma necessidade urgente para muitas áreas de Araxá, onde as condições das vias têm gerado não apenas desconforto, mas também riscos à segurança dos motoristas e pedestres. “As ruas em péssimas condições afetam diretamente a qualidade de vida da população. Precisamos urgentemente de respostas e ações efetivas”, declarou.
Reclamação Popular
Ela acrescentou também que a apresentação do requerimento fundamenta-se nas constantes reclamações da população, especialmente de moradores do Bairro Alvorada e entorno, a respeito da execução parcial das obras de recapeamento previstas com recursos oriundos de emenda parlamentar do Governo Federal. “Segundo relatos dos moradores locais e verificação in loco, diversas ruas que, supostamente, seriam contempladas com o recapeamento, não receberam qualquer intervenção até a presente data. Em algumas vias, destacando a Rua José Almeida Machado, as obras foram realizadas de forma incompleta, apenas metade da via foi recapeada, limitando-se a poucos quarteirões, deixando trechos em más condições de tráfego sem a devida recuperação”, complementou.
Diante do exposto, e considerando a importância da transparência na aplicação de recursos públicos, bem como o direito da população à informação e à prestação de contas, torna-se necessário solicitar esclarecimentos formais e documentados por parte do Poder Executivo Municipal. “A transparência é um pilar fundamental, pois permite que a população conheça como o dinheiro público está sendo usado e fiscalize a gestão pública”, concluiu a vereadora do PRD.