O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras, Autarquias da Microrregião de Araxá (Sinplalto) se uniu a representantes de diferentes áreas do funcionalismo público em uma mobilização para solicitar a antecipação da data-base das categorias no início da tarde de terça-feira, dia 25 de fevereiro. O encontro aconteceu às 13 horas na sala da presidência da Câmara Municipal de Araxá, com a presença de vários vereadores, o presidente do Sinplalto, Hely Aires, e mais de vinte servidores públicos municipais. A ação visa garantir que os servidores tenham um melhor planejamento financeiro e possam lidar com os desafios econômicos atuais.

A data-base, que historicamente estabelece o mês para as negociações salariais e revisão de benefícios, é um direito fundamental dos trabalhadores. No entanto, diante da atual conjuntura econômica e da inflação crescente, a antecipação dessa data se torna uma necessidade urgente para assegurar a valorização dos servidores e a manutenção do poder de compra.

Segurando faixas detalhando quais as melhorias estão sendo reivindicadas, os servidores municipais participaram ativamente desse movimento. “A participação do sindicato é fundamental para garantir que as vozes dos trabalhadores sejam ouvidas e consideradas nas discussões que impactam diretamente suas condições de trabalho e direitos. Estaremos atentos e prontos para contribuir com ideias e soluções que beneficiem todos os trabalhadores da nossa comunidade. Iniciamos aqui nosso diálogo, precisamos valorizar a classe”, afirma Hely Aires, presidente do sindicato.

O Sinplalto convida todos os servidores e a sociedade em geral a se unirem a essa causa, reforçando a importância do apoio legislativo para a valorização do funcionalismo público. “De pronto abrimos as portas da Câmara e estamos à disposição de toda essa discussão e da importância que tem as questões relacionadas aos servidores. O Hely sabe da nossa seriedade na condição de presidente desta Casa. Junto com os colegas, somos à favor dessa valorização, do cumprimento dessas pautas. Quero agradecer a cada servidor que esteve presente, e se Deus quiser teremos sucesso nas questões colocadas aqui”, afirma Raphael Rios, presidente da Câmara Municipal de Araxá.

A mobilização conta com o apoio de diversas categorias do funcionalismo, incluindo educação, saúde e segurança, demonstrando a união e a força do setor público em busca de melhores condições de trabalho.

A mobilização solicita os seguintes direitos:

– Pagamento da Recomposição Salarial 2024 de 5,8%;
– Aumento de 4,77% para quem ganha acima do salário mínimo;
– Pagamento da Recomposição Salarial 2025 de 7,5%;
– Pagamento do Piso dos Professores 2024 de 3,62%;
– Pagamento do Piso dos Professores 2025 de 6,27%;
– Valorização com reposição salarial com ganho real;
– Pagamento da Gratificação das vices diretoras;
– Pagamento do IFA dos Agentes de Endemias e agentes de saúde;
– Aumento real no vale Alimentação acima do índice inflacionário de 2024/2025;
– Pagamento das Horas Extras;
– Pagamento Férias Prêmios quando requerido;
– Pagamento do Abono Salarial 2025;
– Regularização do Banco de Horas;
– Pagamento do Auxílio Fardamento;
– Pagamento da Gratificação do videomonitoramento;
– Cumprimento do acordo de Recomposição de 2024 com alteração já que não foi feito de dentro do ano estipulado;
– Plano de carreira para o quadro geral do município.

Comentários estão encerrados