Ao todo estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão nas cidades de
Uberaba, Uberlândia, Campina Verde, Perdizes, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba e Borda da Mata

Fotos Crédito: MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou na manhã desta terça-feira, 25, duas operações contra organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas no Triângulo Mineiro: Força Total e Fora de Sintonia (2ª fase). Os trabalhos estão sendo realizados com apoio das Polícias Militar e Penal. Ao todo estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão nas cidades de Uberaba, Uberlândia, Campina Verde, Perdizes, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba e Borda da Mata.

De acordo com o MPMG, o momento para a deflagração das operações foi estrategicamente traçado em conjunto comando da 5ª Região da Polícia Militar da PMMG, tendo em vista a proximidade do carnaval e a grande movimentação do mercado ilícito de drogas para abastecer as festividades. A medida tem como objetivo combater a oferta de narcóticos durante o carnaval.

A Operação Força Total cumpre mandados de busca e apreensão contra um núcleo de uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas e que fomenta a prática de diversas infrações penais, impactando severamente nos índices de criminalidade violenta, visto que o tráfico de drogas é fator determinante nos índices de crimes como roubos e homicídios.

Os mandados foram expedidos pelo juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba e contemplam o cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão, abrangendo as cidades de Uberaba e Uberlândia.

Já a Operação Fora de Sintonia (2ª fase) cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em desfavor de outro núcleo da mesma organização criminosa, atuante na prática de crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas desbaratada a partir do cárcere, notadamente, nas cidades de Campina Verde e Uberaba, a partir de resultados das investigações iniciadas na primeira fase da operação, deflagrada em novembro de 2023.

Os mandados foram expedidos pelo juízo da Vara Única da Comarca de Campina Verde e contemplam o cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva, além de 29 mandados de busca e apreensão, abrangendo as cidades de Uberaba, Uberlândia, Campina Verde, Perdizes, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba e Borda da Mata, todas em Minas Gerais.

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) também participou na deflagração por meio da Superintendência de Informação e Inteligência, 5ª Diretoria Regional de Polícia Penal (DRPP), Grupo de Operações com Cães (Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira/Uberaba), 10ª DRPP e Inteligência do Complexo Penitenciário de Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Paranaíba. Participaram da operação aproximadamente 180 policiais Militares, dez policiais penais, além de dois promotores de Justiça e dois servidores do MPMG.

Para os trabalhos de inteligência e investigação das operações participaram o Gaeco Regional de Uberaba em conjunto com a Agência de Inteligência da 5ª RPM e suas respectivas agências de área, além da Superintendência de Informação e Inteligência do Depen-MG.

Para a deflagração, o MPMG contou com o apoio de mais três regiões da PMMG: 9ª, 10ª e 17ª, seus respectivos Gaecos e suas unidades, como o 4º, 20º, 37º, 54º, 67º e 69º Batalhões de Polícia Militar, 3ª e 9ª Companhias de Polícia Militar Independente e Policiamento Especializado.

C/ Ministério Público de Minas Gerais

Comentários estão encerrados