A Secretaria Municipal de Ação Social abriu inscrições para o curso gratuito de Cuidador de Pessoas Idosas, promovido pelo projeto “Mãos que Cuidam”, e obteve um grande número de interessados, com mais de 300 inscrições registradas. O curso, que tem como objetivo formar profissionais capacitados para o cuidado humanizado de idosos com 60 anos ou mais, oferece uma formação teórica e prática para atender à crescente demanda por cuidadores especializados.
Serão selecionados inicialmente 60 alunos, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. No segundo mês do curso, 30 participantes com perfil adequado serão contemplados com uma bolsa social no valor de um salário mínimo, atuando como cuidadores aprendizes. As aulas teóricas acontecerão no Centro de Apoio aos Conselhos Municipais, enquanto as atividades práticas serão realizadas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e nas residências dos idosos.
A Secretária de Ação Social, Lillian Pereira, destaca que a alta procura pelo curso reflete a crescente necessidade de profissionais capacitados para atender à população idosa. “A importância de cuidados especializados garante bem-estar, dignidade e qualidade de vida aos idosos. E além da formação técnica, é essencial que esses profissionais desenvolvam sensibilidade e empatia para lidar com as particularidades dessa faixa etária”, afirma.