A Prefeitura de Araxá, por meio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), iniciou a implementação de um projeto sustentável que beneficiará 112 imóveis nos distritos de Boca da Mata e Itaipu. A iniciativa visa o fornecimento e a instalação de sistemas individuais de tratamento de efluentes domésticos, com o objetivo de melhorar a gestão de resíduos na região.
O projeto foi aprovado no segundo semestre de 2024, após a participação do IPDSA em um processo seletivo promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paranaíba e a ABHA – Gestão de Águas. A empresa vencedora da licitação para a execução do projeto foi a WM Meio Ambiente e Reflorestamento Ltda, com um valor de contrato de R$ 942.884,21. O IPDSA iniciou as visitas presenciais para divulgar o projeto e coletar as assinaturas do termo de ciência e aceite dos moradores.
A implementação desses sistemas de tratamento representa um grande avanço para o município e para os moradores dos dois distritos. O projeto não só garante a gestão adequada dos resíduos domiciliares, mas também trará melhorias na saúde pública e irá gerar benefícios econômicos, ambientais e sociais para a comunidade.
O superintendente do IPDSA, Vinícius Martins, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável da cidade. “A instalação dos biodigestores trará benefícios diretos à saúde pública e à qualidade de vida nos distritos de Boca da Mata e Itaipu. Estamos empenhados em promover soluções que atendam às necessidades da população e contribuam para um futuro mais sustentável para todos”, reforça.