O final de semana esportivo em Araxá foi marcado pela realização da final do Campeonato Amador, competição promovida o organizada pela Liga Araxaense de Desportos. O Estádio Municipal Fausto Alvim foi o palco da grande decisão. Frente a frente, Santa Terezinha e Vila Nova, duas das mais tradicionais equipes amadoras de Araxá, mediram forças em busca do título da temporada. Após vitória no jogo de ida por 1 a 0, e por estar invicto na competição e com 100% de aproveitamento até então, o alvinegro do bairro Santa Terezinha entrou como favorito para levantar o caneco.
Como já era de se esperar, Vila e Santa fizeram uma partida muito disputada e digna de uma grande final. O gol do Vila Nova e que decretou a vitória no tempo normal, foi assinado pelo atacante Alecsander aos 40 minutos do primeiro tempo. Nas cobranças de penalidades máximas, o Vila Nova venceu por 5 a 4 e conquistou o título de Campeão do Amador pela décima vez em sua história.
Escalações
O Vila Nova sagrou-se campeão do Amadorão 2024 com o futebol de: Dudu Firmino; Val, Breno, Queiroz e Chico (Rick); PV, Kaio, Lucas Francklin (Paulinho) e Tiago Humberto; Marcos Willian e Alecsander (Eduardo Picoié). Treinador: Bolão.
O Santa Terezinha perdeu a invencibilidade e o caneco com o futebol de: João; Cosme, Dan (Buzu), Frantchesco e Vitinho; Renato Augusto (Marquinhos), Zé Eurípedes, Pedro e Boião (Landerson); Kelvin (Vaguinho) e Ézão. Treinador: Cafú.
A partida teve a arbitragem de Marco Antônio Inácio, auxiliado por Sérgio Maurício Jiló e Marcelo Macarrão, todos integrantes do quadro de árbitros da Liga Araxaense de Desportos (LAD).