Parceria entre a Fundação ArcelorMittal e CBMM promove iniciativa com foco na inclusão produtiva de jovens

Um novo projeto de impacto social, intitulado como “Educação Transforma Vidas”, será lançado este mês no Brasil. A meta é capacitar 300 jovens de 17 a 28 anos para os desafios da economia do futuro. A iniciativa, uma extensão do programa Jornada Liga STEAM (que incentiva a abordagem da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática nas escolas), busca promover a inclusão produtiva e estimular o desenvolvimento de habilidades 4.0, competências digitais e desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam gerar impacto positivo em suas comunidades.

A estratégia ganha força por meio de uma aliança social entre a Fundação ArcelorMittal, promotora da Jornada Liga STEAM, e a CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio. O projeto combina o desenvolvimento de soft skills, hard skills e competências digitais com foco na criação de inovações científicas, tecnológicas e sociais, capazes de qualificar os participantes para o mercado de trabalho ou para o lançamento de ideias com potencial de mercado.

Com investimento total de R$ 830 mil, o projeto “Educação Transforma Vidas” irá abranger cinco cidades, em diferentes estados: Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Espírito Santo. Foto Crédito: Freepik.com

“Queremos provocar impacto positivo na educação e na vida dos nossos jovens. Acreditamos que promover a formação, preparando os estudantes para o mercado de trabalho, cria oportunidades para que eles se tornem protagonistas das suas próprias histórias, desenhando novos caminhos. Investir nisso é transformar o futuro do país”, afirma Camila Valverde, Diretora Executiva da Fundação ArcelorMittal.

Com investimento total de R$ 830 mil, o projeto “Educação Transforma Vidas” irá abranger cinco cidades, em diferentes estados: Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Espírito Santo.

A CBMM tem como um dos pilares estratégicos de investimento social a Educação, promovendo oportunidades de aprendizagem e capacitação para crianças, adolescentes e jovens. “Esta aliança com a Fundação ArcelorMittal contribuirá para preparar nossos jovens para o futuro. Ficamos orgulhos por unir forças em prol da transformação da educação brasileira. A educação tem o poder de transformar vidas e esta parceria proporcionará fazer com que o conhecimento chegue a ainda mais pessoas”, afirma Chris Canavero, Head de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da CBMM.

O programa será implementado ao longo de 18 meses, com aulas e oficinas presenciais e on-line, integrando tecnologia, economia e sociedade. A primeira fase, que contará com a participação de 300 jovens vai trabalhar, especialmente, com letramento digital e empreendedorismo; já a segunda etapa terá a participação 50 jovens formados na primeira etapa e tem foco na formação mais aprofundada em tecnologia, com temas como cibersegurança, linguagem de programação, inteligência artificial e ciência de dados. Os participantes ainda terão acesso a mentorias, networking e conexão com profissionais, engenheiros e professores do campo das STEAM.

Sobre a Liga STEAM 

Criada em 2022, a Liga STEAM promove a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. Trata-se de uma abordagem educacional bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como a formação em STEAM para todos os educadores de redes públicas de ensino, em parcerias com as Secretarias Municipais de Ensino, e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM, com o objetivo de torná-los uma referência no assunto e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.

Sobre a Fundação ArcelorMittal 

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2023, mais de R$ 73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.

Sobre a CBMM 

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Para mais informações, visite o media center

Comentários estão encerrados