A recorrente cobrança de comerciantes durante o período eleitoral levou o vereador Raphael Rios a realizar uma pesquisa de campo em todos os comércios localizados no Calçadão. Ele fez um levantamento que indicou a necessidade de revitalização daquele espaço, situado no quarteirão entre a Avenida Antônio Carlos e a Rua Mariano de Ávila, inaugurado em 2012, na gestão do ex-prefeito Jeová Moreira da Costa.
Na pesquisa, realizada entre os dias 20 e 21 de setembro, foram ouvidos representantes de 51 comércios. Do total, 86% dos entrevistados responderam que são a favor de um projeto que melhore as condições oferecidas para trabalhadores e clientes que frequentam o local.
Quanto à retirada total do calçadão, 51% dos entrevistados se manifestaram contra. Contudo, dentro do Centro Comercial, uma grande maioria defendeu a passagem de veículos para facilitar o acesso às lojas. Raphael destaca ainda a necessidade de melhorias no sistema de drenagem de águas pluviais, que frequentemente invadem os comércios durante o período de chuvas, causando prejuízos aos empresários localizados na sequência da Rua Olegário Maciel. “Já fizemos essa cobrança diversas vezes e continuaremos insistindo na retirada desse elevado que faz com que a água invada várias lojas”, ressaltou o vereador.
Ele encerrou o tema solicitando um estudo para um projeto de revitalização do Calçadão, com a participação ativa de comerciantes e comerciários que atuam no local, promovendo um debate construtivo em busca de soluções e melhorias que atendam às necessidades de todos os envolvidos. “É fundamental que a CDL e a Acia sejam ouvidas nesse debate tão importante”, acrescentou.