A pesquisa é produzida pela revista Times Higher Education (THE), responsável por um
dos mais respeitados rankings do mundo
A professora do CEFET-MG campus Araxá Catarina Gomes foi convidada para participar da próxima Classificação Mundial de Universidades, o THE World University Rankings, da revista Times Higher Education(THE). A pesquisa de reputação acadêmica global é responsável por um dos mais respeitados rankings do mundo.
A seleção dos pesquisadores para integrarem a avaliação do ranking é baseada nas pesquisas e nas publicações realizadas. “Posso considerar motivo de muito orgulho poder participar desse sistema de avaliação, pois se tratade uma importante oportunidade de conhecer melhor os mecanismos adotados pelo THE e, desse modo, contribuir com ações de planejamento e avaliação inerentes a uma Instituição de ensino que, por sua vez, podem ampliar as chances de boa classificação no ranqueamento. Ademais, do ponto de vista pessoal, trata-se de um importante reconhecimento de minha firme trajetória de dedicação à educação”, ressalta Catarina.
A pesquisa está disponível em 12 idiomas – árabe, chinês (várias versões), inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo, espanhol e turco. O Times Higher Education World University Rankings 2024 inclui 1.907 universidades em 108 países e regiões. A tabela inclui 18 indicadores de desempenho que medem o desempenho de uma instituição em cinco áreas: ensino, ambiente de investigação, qualidade da investigação, indústria e perspectivas internacionais.
Currículo
Catarina é graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua com o ensino de Filosofia e Sociologia no CEFET-MG campus Araxá. Desenvolve atividades de extensão, projetos, programas, atividades culturais e coordena projetos de pesquisa no âmbito da Bolsa de Complementação Educacional (BCE) e de Iniciação Científica na área de Filosofia da Tecnologia, Filosofia, Formação docente, Gênero e Literatura, Inteligência Artificial e Redes Sociais e relação e abusos contra crianças e adolescentes. É membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e Red de Mujeres Filosofa de AmericaLatina.