O consórcio, estreante em leilões rodoviários, chegou ao desconto de 15,30% sobre
a tarifa básica de pedágio após mais de vinte lances em disputa com o BTG Pactual Infraestrutura.
Nova concessão da Rota do Zebu vai de Uberaba a Betim

Rodovia estratégica para a economia brasileira, trecho da BR-262/MG entre Uberaba, importante cidade do Triângulo Mineiro, e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi à leilão nesta quinta-feira (31). A Rotas do Brasil S.A. venceu a disputa com uma proposta de 15,30% de desconto tarifário, o maior percentual entre as proponentes, e vai administrar a chamada Rota do Zebu pelos próximos 30 anos. O certame foi promovido pelo Ministério dos Transportes como resultado de um processo de otimização de contrato, e prevê aportes de R$ 8,54 bilhões em obras de adequação de capacidade da rodovia e em serviços operacionais.

“Todo o Governo Federal está imbuído de propósito: ampliar os investimentos públicos, com a garantia da sustentabilidade fiscal, e atrair mais investimentos privados. Foi o que a gente observou aqui. Com o leilão de hoje, ganha o cidadão, que tem a oportunidade de pagar uma tarifa menor dentro de projetos seguros”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho, antes de bater o martelo que marcou o fim da sessão pública, realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

O ministro também destacou a transparência dos certames promovidos na atual gestão para “encontrar os melhores parceiros privados”. “Isso é garantir duas coisas: dar oportunidade ao setor privado para administrar ativos públicos com eficiência, rentabilizando suas próprias carteiras, e garantir ao povo brasileiro a melhor infraestrutura”. Por fim, lembrou que este é o quarto leilão voltado a rodovias de Minas Gerais. “São mais de R$40 bilhões para a modernização da infraestrutura rodoviária do estado. Com isso, Minas vai dar a virada que o povo sempre esperou nas rodovias, deixando no passado os índices ruins de qualidade das pistas”.

Foto: Jeff D’Avila / AESCOM ANTT

Estreante em leilões concessionários, o representante do grupo Rotas do Brasil S.A. afirmou que terá como prioridade ações que melhorem a vida de quem depende da rodovia. “Estamos aqui hoje porque acreditamos que estes projetos são necessários, atraentes e promissores. Reafirmamos e nos comprometemos a levar aos usuários da BR-262/MG uma nova rodovia. Com muito investimento, segurança e trafegabilidade nesta nova parceria”, falou o conselheiro da empresa, Giovanni Mott.

Também estiveram presentes no certame o secretário especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Casa Civil, Maurício Muniz, e o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, assim como o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.

O leilão teve disputa em viva-voz, o que assegurou um desconto ainda maior sobre a Tarifa Básica de Pedágio. Esta modalidade foi uma inovação trazida pela atual gestão, conforme destacou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse. “Esse será o nosso sexto leilão, onde faremos o mesmo que o governo anterior, na metade do tempo. No nosso último leilão participaram quatro empresas e ganhou uma estrangeira, o que não ocorria desde 2007. Neste leilão, tivemos dois entrantes em uma concorrência que promove transparência e justiça tarifária”, afirmou. Mais de 4 milhões de pessoas devem ser diretamente beneficiadas pelo projeto.

Essencial à economia

A Rota do Zebu possui 438,90 quilômetros de extensão e atravessa regiões de grande adensamento populacional em Minas Gerais. Características que exigirão da concessionária obras para ampliação de fluxo, solucionando gargalos urbanos e logísticos. A melhoria desse segmento rodoviário também traz repercussões para a economia de Minas Gerais e do país. A BR-262/MG é muito usada para o escoamento de commodities, parte essencial das exportações brasileiras. Em sua totalidade, a estrada corta o Brasil de forma transversal, estendendo-se de Corumbá (MS) a Vitória (ES).

Na ponta oeste da rodovia está Uberaba, entrada para o Triângulo Mineiro, uma das regiões mais produtivas do país e onde vivem 2,7 milhões de habitantes. Conhecida como a Terra do Zebu, a cidade foi pioneira na importação dessa raça bovina, hoje predominante no país. A agropecuária é forte na região, que, além de grande exportadora de carne, concentra um dos mais significativos polos tecnológicos de melhoramento genético do Brasil.

Confira o vídeo sobre a Rota do Zebu aqui.

Na outra extremidade da estrada fica Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ali, a principal atividade econômica é a indústria – Betim abriga fábricas e centros logísticos de grande porte. O traçado da concessão também passa pelo município de Araxá, no Alto Paranaíba, importante polo metalúrgico, de mineração e produção de fertilizantes de Minas Gerais, tendo respondido por 5,1% das exportações mineiras nos nove primeiros meses de 2024.

Concessão

O leilão de concessão da BR-262/MG assegura a aplicação de R$ 8,54 bilhões na elevação dos níveis de serviço e da capacidade operacional da rodovia pelas próximas três décadas – tempo de duração do contrato a ser firmado com a vencedora do certame. Desse total, R$ 4,401 bilhões correspondem ao Capex (REIDI) – recurso destinado a novas obras – e R$ 4,142 bilhões ao Opex – serviços aos usuários.

Para adequação de fluxo, a BR-262/MG deve passar de 96,6 para 140,9 quilômetros de pista dupla. Ainda estão previstos outros 168,87 quilômetros de faixas adicionais, dos quais 98,56 serão entre Campos Altos e Uberaba; e outros 3,63 quilômetros de vias marginais.

O projeto garante tarifas diferenciadas para pistas dupla e simples, além de desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico e descontos progressivos de acordo com a frequência de uso da rodovia. Estão previstas seis praças de pedágio. Quatro delas já existentes e localizadas nos municípios de Florestal, Luz, Campos Altos e Perdizes. As duas novas praças ficarão nas cidades de Nova Serrana e Araxá.

A concessionária deverá implantar, ainda, um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para atender aos caminhoneiros que trafegam pela via. Já para o suporte aos demais motoristas, o projeto estabelece a implantação de Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO), com equipes de atendimento médico de emergência e de socorro mecânico.

Disputa

O leilão da Rota do Zebu foi disputado por duas proponentes, a BTG Pactual Infraestrutura e o grupo Rotas do Brasil S.A., formado pelo consórcio Way/Kinea. A oferta de desconto inicial do consórcio foi de 11,78%. Já o BTG Pactual Infraestrutura deu o primeiro lance com proposta de 8% de desconto. Por haver uma diferença menor que cinco pontos percentuais entre as ofertas das duas proponentes, o leilão passou à etapa de lances à viva-voz, seguindo a variação mínima de 0,10% por oferta.

A partir da abertura da disputa à viva-voz, o leilão ficou extremamente competitivo, tendo mais de vinte trocas de lances entre as duas proponentes. A última oferta do BTG Pactual Infraestrutura chegou a 15,20%, mas foi superada pela oferta final da Rotas do Brasil S.A. e seus 15,30% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.

A Rotas do Brasil S.A. foi criada com a parceria entre a Kinea, uma empresa gestora de fundos que integra o grupo Itaú Unibanco, e o grupo de construtoras Way Brasil. Essa foi a primeira participação do consórcio em leilões de infraestrutura. A nova plataforma foi lançada neste mês de outubro, após dois anos de estudo do setor e sucesso em captação de recursos para investimento em infraestrutura, como foco justamente no calendário de leilões rodoviários.

O BTG Pactual, com sua principal atuação no mercado bancário de investimentos, participa com sua segunda disputa por rodovias, após inaugurar este ano um segmento voltado para infraestrutura e concorrer com oferta de desconto de 7,50% no leilão da concessão da BR-040/MG, vencido pelo grupo francês VINCI.

Ao avançar na agenda de concessões rodoviárias, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, assegura investimentos necessários para a melhoria e a modernização da atividade logística do país, que depende prioritariamente das estradas. Também garante às populações das áreas de influência da estrada concedida boas condições de acesso, promovendo a mobilidade urbana.

Com a Rota do Zebu, o Ministério dos Transportes chega a quatro leilões de rodovias realizados somente neste ano. No primeiro semestre, foi concedida a BR-040/MG, entre Belo Horizonte (MG) e Juiz de Fora (MG). O certame aconteceu em abril e teve como vencedora a EPR Via Mineira, que apresentou proposta de desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP). O projeto assegura investimentos de R$13,91 bilhões durante os 30 anos de concessão.

Já neste segundo semestre, foram para a disputa a BR-381/MG e a Rota dos Cristais. A 4UM FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda. venceu o certame pelo trecho da BR-381/MG que liga Belo Horizonte (MG) a Governador Valadares (MG): ofereceu desconto sobre a Tarifa Básica de Pedágio de 0,94% e investirá R$ 9,34 bilhões ao longo do contrato.

Já a Rota dos Cristais corresponde ao percurso da BR-040/MG/GO que conecta Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO) em quase 600 quilômetros de extensão. A vencedora da disputa foi a francesa Vinci Highways SAS e o desconto assegurado chegou a 14,32% no valor do pedágio. Essa foi até o momento a mais acirrada disputa do ano por uma concessão rodoviária, a qual representará investimento de R$ 12 bilhões no ativo ao longo de 30 anos.

C/ Ministério dos Transportes

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