Na noite de ontem, quarta-feira (30), por volta das 18h, uma equipe de socorro da 2ª Cia BM de Araxá foi acionada para combater um princípio de incêndio em uma carreta Rodotrem na Avenida José Ananias de Aguiar (AMG 0705, km 02), próximo ao trevo de acesso ao Fórum. Este é o terceiro caso semelhante registrado em menos de dez dias, todos relacionados ao acúmulo de enxofre sobre partes quentes do motor e sistema de escapamento, provocando ignição espontânea. Felizmente, não houve vítimas.
O motorista, de 46 anos, residente em São Joaquim da Barra/SP, havia descarregado uma carga de 47 toneladas de enxofre em Araxá e estava retornando para sua cidade quando foi alertado por outros motoristas sobre o início de um incêndio sob o motor da carreta. Ao estacionar e constatar o princípio de incêndio, ele acionou o Corpo de Bombeiros e conseguiu controlar as chamas usando os extintores de PQS da carreta. A equipe de bombeiros realizou o rescaldo, utilizando aproximadamente dois mil litros de água, e removeu o acúmulo de pó de enxofre do chassi e dos componentes próximos, eliminando o risco de reignição.
O Corpo de Bombeiros Militar destaca a importância de uma resposta rápida e do uso correto dos extintores de incêndio, essenciais para controlar princípios de incêndio e prevenir maiores danos. A ação imediata e cuidadosa do motorista foi determinante para evitar que o incidente tomasse proporções mais graves. Além disso, o Corpo de Bombeiros reforça a importância da manutenção preventiva em veículos transportadores de produtos químicos, como o enxofre, para reduzir os riscos de ignição espontânea em trajetos rodoviários.
C/ Corpo de Bombeiros