Levantamento levou em conta cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, tendo a
capital nacional do ciclismo mountain bike como destaque no Top 10 do País

Em um anuário exclusivo da MySide, em que foram coletados dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo do IBGE para trazer uma análise confiável sobre as cidades que se destacam em segurança, Araxá se destacou no estado de Minas Gerais como a cidade mais segura entre municípios com mais de 100 mil habitantes. E, em uma abrangência maior, o destaque também permanece, com uma classificação no Top 10 nacional, sendo a nona cidade do ranking entre as mais seguras do País.

Tal fato ganha ainda mais importância, uma vez que entre os meses de março e abril de 2025, a cidade se tornará mais uma vez a capital mundial do mountain bike, recebendo três grandes eventos em sequência: a abertura da Copa Internacional de MTB de 2025, entre 28 e 30 de março, e duas primeiras etapas da próxima temporada da WHOOP UCI Mountain Bike World Series, com a Copa do Mundo UCI de Mountain Bike nas modalidades Short Track (XCC) e Cross Country Olímpico (XCO), nos dias 3 a 6 de abril (primeira etapa) e 10 a 13 de abril (segunda etapa).

Foto Crédito: Prefeitura de Araxá

A taxa registrada em Araxá é de 3,6 homicídios a cada 100 mil habitantes. O que dá ao município um grande destaque no estado de Minas Gerais, logo à frente de Varginha e Muriaé, com índices de 5,7 e 7,6, respectivamente, na lista das cidades mais seguras. Minas Gerais, inclusive, ocupa o quinto lugar entre os estados mais seguros do Brasil – com uma taxa de 19,9 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

De acordo com o anuário feito pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário: “O principal indicador utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Esse indicador é amplamente reconhecido como uma medida sólida e universal de segurança pública. Organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), utilizam essa taxa em seus relatórios, considerando-a fundamental para comparações regionais e temporais. A utilização desse indicador permite ajustar os números absolutos de homicídios pelo tamanho da população, facilitando análises comparativas e a formulação de políticas públicas eficazes”.

O estudo pode ser baixado em PDF no link:
https://myside.com.br/cidades-mais-seguras-brasil-anuario-2024.pdf

Calendário 2025 CiMTB e Copa do Mundo no Brasil:

– CiMTB #1 – 28 a 30 de Março, em Araxá (MG)
– Copa do Mundo #1 – 3 a 6 de Abril, em Araxá (MG)
– Copa do Mundo #2 – 10 a 13 de Abril, em Araxá (MG)
– CiMTB #2 – 6 a 8 de Junho, em Poços de Caldas (MG)
– CiMTB #3 – 1 a 3 de Agosto, em Nova Lima (MG)
– CiMTB #4 – 26 a 28 de Setembro, em Congonhas (MG)

A história da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Comentários estão encerrados