Ação será realizada em parceria com entidades sociais e integra série de atividades propostas
pela operadora para marcar a data
A Unimed Araxá vai doar 60 exames de mamografia para mulheres em vulnerabilidade social durante o mês de outubro. A ação integra as atividades propostas pela operadora de planos de saúde durante o Outubro Rosa.
Os exames serão disponibilizados por meio de entidades. São parceiras da ação a Ampara, a Associação do Câncer e a Associação do Amor. “Este é o terceiro ano consecutivo que somos agraciados com esta doação. Nós que trabalhamos com as pessoas em tratamento, sabemos o quanto é essencial o diagnóstico precoce. Distribuiremos essas mamografias entre os membros das famílias atendidas pela associação e tenho certeza de que este será um incentivo para que todas essas mulheres se cuidem e se conscientizem sobre a importância da prevenção”, diz a presidente da Associação do Amor, Lucia Helena Aparecida.
O anúncio das ações da Unimed Araxá em comemoração ao Outubro Rosa foi feito durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16). O evento contou com a participação da diretoria da cooperativa, Dr. Rubens Assunção de Oliveira, Dr. Ângelo Sérgio Bittencourt e Dra. Yvely Bernardete Yunes Akel; além de médicos cooperados e representantes das entidades beneficiadas. “Entendemos que faz parte do nosso papel social abrir as portas deste serviço no mês de outubro a quem mais precisa, com o respaldo de entidades que entendem muito sobre essa realidade. Temos a certeza de que este é um serviço que salva vidas e, por isso, prestamos com muita felicidade”, ressalta a diretoria.
A diretoria anunciou ainda aos jornalistas presentes que a Unimed Araxá também fará nesse período um ciclo de palestras de conscientização e incentivará beneficiárias a também realizarem o exame de mamografia. “Neste período teremos a isenção da taxa de coparticipação para beneficiárias Unimed Araxá neste serviço”, complementa.
Outubro Rosa
O mês de outubro é marcado pela intensificação de informações quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o médico Gabriel de Oliveira Simões, oncologista clínico e responsável técnico pelo Centro Oncológico da Unimed Araxá, o Outubro Rosa é uma ação mundial que visa aumentar a conscientização e prevenção do câncer de mama. “O câncer de mama tem uma incidência no mundo de cerca de 2,3 milhões de casos estimados; no Brasil, para 2024, a previsão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é que quase 74 mil mulheres recebam o diagnóstico. De forma geral, uma em cada oito mulheres está sob o risco de ter essa doença ao longo da vida”, comenta.
Para o médico, diante de uma doença com ocorrência tão frequente é de suma importância a realização de ações que fomentem o diagnóstico precoce e informações de qualidade sobre o câncer de mama. As chances de cura do câncer de mama são maiores se fizer o diagnóstico precoce. Posto isso, no mês de outubro, orienta-se que a mulher relembre a importância da realização de mamografias a partir dos 40 anos de idade e faça avaliação individualizada com os médicos assistentes para verificar a necessidade de um acompanhamento mais intensivo ou não, a depender do risco particular de cada caso”, explica.