O projeto Chame a Frida, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), começa a funcionar em Araxá. O acionamento da Frida é feito via aplicativo WhatsApp, pelos números (34)- 98410 – 9842.
Como funciona
A vítima ou o denunciante inicia uma conversa e, de forma automática, por meio de mensagens pré-programadas, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar outros serviços disponíveis.
Por meio do atendimento, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.
Para a direção da Polícia Civil, a Frida aproxima de forma humanizada a PC das vítimas de violência doméstica com rapidez e prontidão, prevenindo situações mais graves. Com isso, o compromisso de proteger a sociedade, sobretudo a parcela mais vulnerável, vem sendo cumprido com mais eficiência ao agregar ferramentas como a Frida.
Inovação
O objetivo da implantação do projeto é facilitar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a Polícia Civil, por meio desse primeiro contato com as vítimas. A iniciativa está prevista na política de atendimento à mulher vítima de violência no estado e opera em cerca de 50 municípios mineiros de diferentes.