Denúncias de consumidores ajudam sistema de segurança da Serasa a enfrentar criminosos de internet.
Das 18.500 páginas retiradas do ar, pelo menos 6 mil contaram com denúncias registradas por consumidores lesados

Principal birô de crédito do país, a Serasa se relaciona com milhões de brasileiros todos os meses, apoiando-o em sua jornada financeira nos diversos canais de comunicação. Por sua proximidade com o consumidor, a empresa se tornou uma das marcas mais visadas por golpistas que atuam nas Redes Sociais. Para proteger os consumidores e a empresa contra fraudes, a Serasa desenvolveu um canal especial para receber denúncias e uma ferramenta para derrubar páginas falsas. Com o apoio dessas denúncias, 18.500 páginas fakes já foram retiradas do ar de janeiro a agosto.

Promessas enganosas para elevar a pontuação de Score ou ofertas milagrosas para limpar o nome são as preferidas dos golpistas de internet, sempre com imagens apelativas, mensagens chamativas e senso fake de urgência, gerando ansiedade no público. “Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, avisa Patrícia Camillo, Gerente de Prevenção a Fraudes da Serasa.

Foto Crédito: Freepik.com

Crime com IA

Em 2024, a sofisticação dos criminosos aumentou, pois houve um aumento no volume de vídeos manipulados com Inteligência Artificial que forjam imagem e voz de celebridades, políticos conhecidos ou jornalistas renomados. Neste tipo de golpe, os fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis, justamente os que estão em busca de reorganizar suas finanças. Para enfrentar esses ataques, a Serasa conta com suporte jurídico e apoio das próprias plataformas de redes sociais.

WhatssApp oficial também recebe denúncias

Para ajudar a inibir os golpes, a Serasa reforça o Canal de Denúncias disponível no site e no aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS. Além disso, a empresa também oferece um canal direto para denúncias de fraudes no webchat dCentral de Ajuda e em seu WhatsApp oficial (11) 9 9575-2096.

Caso o consumidor tenha sido alvo de fraude ou tentativa de golpe, pode acessar o site ou o aplicativo da Serasa para solicitar a retirada da página ou do perfil supostamente falsos, que serão analisados por especialistas da empresa.

Desde o início do ano, a plataforma já contabilizou mais de 6 mil links suspeitos enviados, que passam pela segunda etapa de análise para derrubada. “Ao denunciar, o consumidor evita que outros brasileiros sofram os mesmos constrangimentos ou prejuízos”, diz Pedro Santos, especialista em segurança da informação da empresa.

Como usar o Canal de Denúncias no aplicativo da Serasa

Ao deparar com sites e redes sociais suspeitas, o consumidor pode denunciar diretamente pelo aplicativo. Confira o passo a passo:

– Baixe o app “Serasa” na loja de aplicativos do seu celular e acesse sua conta com login e senha. Caso ainda não tenha, preencha um breve cadastro com as informações solicitadas.
– Após o login, na tela inicial, clique no ícone do canto superior direito, que indica uma silhueta de uma pessoa.
– Na sequência, arraste até o final da tela e clique no botão “Canal de Denúncias”. Neste momento, você será direcionado a página oficial de denúncias a fraudes da Serasa.
– Na página, copie a URL (o link da página em questão) e cole no campo “Copie e cole o link aqui”. No caso de denúncias para números de WhatsApp, será necessário incluir o número completo do telefone suspeito ao lado do seguinte texto: “https://api.whatsapp.com/send?phone=” + número suspeito.

Atenção às fraudes nas redes sociais:

Sites e perfis falsos na internet tentam se passar por alguém que não são. Esse tipo de golpe costuma atuar de maneiras distintas:

– Imitações golpistas: sites e perfis nas redes sociais que imitam empresas, celebridades ou instituições legítimas;
Conteúdo enganoso: publicação de informações falsas, notícias fictícias ou venda de produtos e serviços inexistentes;

– Armadilhas criminosas: técnica para obtenção de senhas, números de cartão ou dados pessoais enganando os usuários;

– Phishing traiçoeiro: técnica para obtenção de senhas, números de cartão ou dados pessoais enganando os usuários;

– Indução perigosa: sites falsos de instituições financeiras que enganam e induzem o consumidor a concluir transações fraudulentas.

– Venda ilegal de produtos ou serviços: comércio sem autorização do titular ou serviços falsos como limpar o nome pelas redes sociais ou promoções para aumentar o Serasa Score, pontuação de crédito da empresa.

Ao perceber anúncios ou publicações suspeitas, o primeiro passo é verificar a autenticidade da página. A Serasa ainda reforça algumas dicas para se prevenir:

– No caso de links, certifique-se de que o site começa com essas cinco letras, dois pontos e duas barras https://.

– Procure o ícone de cadeado na barra de domínio.

– Nas redes sociais, é obrigatório o ícone de “verificado”, que comprova a veracidade do perfil.

Em caso de dúvida, não clique.

Para conferir outros conteúdos de combate a golpes, acesse:

Serasa contra fraudes: Link.

Sobre a Serasa     

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.bre via redes sociais no @serasa.

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