Minas Gerais tem 240 municípios sob alerta vermelho de “grande perigo” para tempo seco nesta segunda-feira (2 de setembro). Segundo comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades podem ter índice de umidade do ar abaixo de 12%. Além de Araxá, praticamente todas as cidades de região figuram na lista divulgada pelo Inmet. São elas: Campos Altos, Ibiá, Nova Ponte, Patos de Minas, Patrocínio, Pratinha, Pedrinópolis, Perdizes, Sacramento, Santa Juliana, Serra do Salitre e Tapira.
O alerta é válido entre 12h e 17h desta segunda-feira. O comunicado de perigo alerta para risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O baixo índice é comparável ao clima típico dos desertos. Para se ter ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade relativa do ar varia entre 14% e 20%.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Com a atuação da massa de ar seco, a recomendação é que a população mantenha a hidratação regular.
C/ O Tempo