Intervenções são para melhorar as redes de distribuição de água da cidade
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está realizando, em diversos pontos de Araxá, obras para melhorias nas redes de distribuição de água da cidade. Com as intervenções de R$ 1,1 milhão, iniciadas no dia 1º de maio, e previstas para terminar no fim do mês de julho, os cerca de 100 mil moradores da cidade serão beneficiados.
As manutenções consistem na instalação de caixas de concreto e aço que envolvem válvulas de pressão, dispositivos instalados nas redes de distribuição para estabilizar o fornecimento de água, garantindo um abastecimento uniforme para todos os pontos da cidade, inclusive os mais altos.
Os aparelhos evitam que, em caso de alguma falha hidráulica, ocorra o rompimento das redes de fornecimento de água por uma pressão superior à programada e previnem que a água chegue nos imóveis com uma pressão muito baixa, dificultando seu uso para desenvolver atividades rotineiras, como a limpeza das residências. Também ajuda a facilitar e agilizar reparos que sejam necessários.
Segundo Glauco Oliveira, técnico de projetos e obras da Copasa, este é mais um passo da Companhia rumo à excelência. “É uma medida estratégica e parte de um conjunto de ações e melhorias operacionais e tecnológicas que a Copasa vem implementando em Araxá para aprimorar ainda mais a prestação de serviço para a população, garantindo regularidade e sustentabilidade”, concluiu.
Interdições de trânsito
Essas válvulas são equipamentos robustos, que necessitam de aferição e manutenções eventuais. Conforme as normas, elas precisam ser adequadamente acomodadas em caixas para garantir a segurança dos funcionários e da população. Dessa forma, a interdição de trânsito é inevitável, visto que as redes são subterrâneas e é necessário escavar as vias para ter acesso a elas.
A administração municipal foi comunicada sobre as manutenções. A Copasa pede a compreensão de toda a população para com os serviços em execução, que trarão benefícios a todos os araxaenses, e pede a todos os motoristas que trafegarem pelos locais que fiquem ainda mais atentos à sinalização para garantir a sua segurança e a dos trabalhadores.
Cronograma de obras
As intervenções já foram realizadas nas ruas Imbiaçá, no bairro São Pedro, e na rua Antônio Dimas, no bairro Alvorada. Atualmente, estão em andamento os serviços na rua Rio Grande do Sul. Outras 13 serão realizadas em diversos pontos da cidade.
Recomposição asfáltica
Tão logo concluídas as instalações, a previsão é que as recomposições asfálticas em cada um dos pontos escavados sejam executadas imediatamente após reaterradas as valas ou o mais breve possível em casos que demandem algum cuidado especial.
Serviço em São Gotardo
Além de Araxá, São Gotardo também recebeu cinco caixas. Na cidade, as intervenções tiveram início em 14 de março e foram finalizadas em 15 de abril. No local, o serviço está avaliado em R$ 194 mil.