O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã de quinta-feira (2 de maio), um alerta de onda de calor que abrange 493 cidades em Minas Gerais, entre elas, Belo Horizonte. O comunicado vale até o sábado (4 de abril) e pode ser prorrogado. Uma grande massa de ar quente e seco continental atua no Estado e mantém o tempo estável com calor e baixa umidade. Araxá e várias cidades da região estão entre os municípios listados pelo instituto.
A temperatura prevista em Belo Horizonte pode chegar a 32ºC nos próximos dias. Apesar de a temperatura ser semelhante às registradas nos últimos dias, a mudança de mês foi crucial para o alerta de onda de calor. Isso porque, segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet, a média de temperatura em Belo Horizonte para abril é 27,6ºC. Já a média em maio é 25,7ºC.
Como as temperaturas previstas (31ºC e 32ºC) são 5ºC acima da média de maio, houve o alerta de onda de calor. As temperaturas registradas (30ºC) estavam 3ºC acima da média de abril e, por isso, não houve onda de calor, mas sim episódios de calor.
Em paralelo ao alerta do Inmet, a Defesa Civil também alertou para os riscos do calor. Além das altas temperaturas, o órgão municipal avisou sobre a baixa umidade em praticamento todo o Estado.
Entre as recomendações estão a hidratação, evitar exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h, uso do chapéu, óculos escuro e protetor solar, além da diminuição de esforços físicos. A Defesa Civil orienta que as pessoas deem preferência a refeições leves e evitem bebidas alcoólicas. “Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol”, sugere.
C/ Inmet