Mudanças incluem reforço no currículo de inglês, trabalho com as habilidades
socioemocionais, aulas de dança e teatro e nova estrutura física para o Ensino Médio
O Colégio São Domingos celebra, em 2023, noventa e cinco anos de existência. Esta jornada extraordinária na área educacional sempre aliou tradição e inovação. “Mantemos vivos os valores anastasianos-dominicanos. Acolhida, verdade, justiça, solidariedade, estudo, espiritualidade, regularité e sustentabilidade fundamentam todas as ações do CSD. Proporcionamos experiências de aprendizagem que desafiam, inspiram e capacitam os estudantes a alcançarem o seu pleno potencial”, ressalta Ana Cristina Cunha Borges, diretora do Colégio São Domingos. Estar sempre inovando é o jeito CSD de educar. Por isso, 2024 será repleto de novidades.
Na Educação Infantil, o currículo será enriquecido com aulas de Inglês. No Ensino Fundamental, este componente curricular passará por uma reestruturação: aumento da carga horária. “Aprender uma segunda língua, como o inglês, estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade. Prepara os alunos para se comunicarem eficazmente em um mundo cada vez mais globalizado”, explica Ana Cristina.
O trabalho com as habilidades socioemocionais, tão necessárias para o autoconhecimento, a autorregulação e para a administração das emoções, será sistematizado por meio de um novo componente curricular. “A proposta é oferecer aos estudantes – em tempo de constantes e aceleradas transformações – ferramentas que vão ajudá-los a desenvolver habilidades para a construção de relacionamentos positivos e o enfrentamento de situações adversas de maneira ética, criativa e construtiva. Tudo isso será contemplado na coleção ‘Eu no mundo’, material Bernoulli para alunos do Ensino Fundamental”, complementa a diretora.
Outra novidade: o Ensino Médio do CSD estará de casa nova. Um prédio moderno, projetado para os alunos dessa faixa etária, totalmente equipado com telas interativas e novo mobiliário. “Teremos ainda outras inovações em 2024: aulas extracurriculares de dança e teatro. Duas modalidades artísticas que permitem a expressão de emoções, sentimentos e pensamentos de maneira criativa. Mais que uma escola, o CSD é um jeito de ser”, finaliza Ana Cristina.