A boa estruturação de uma empresa passa pelo desenvolvimento de um bom organograma empresarial. Embora a relação entre os diferentes setores e níveis hierárquicos seja interessante, é importante ter definições claras sobre cada função.
Desse modo, a empresa pode funcionar de maneira mais coesa e eficiente, principalmente com a utilização de um software para gestão de processos. Assim, as tarefas para cada colaborador ficam mais claras, facilitando o acompanhamento e controle final.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o organograma empresarial. Além de saber o que é, principais modelos, benefícios e como criar o organograma ideal para sua empresa.
Organograma empresarial: o que é?
Antes de conhecer os benefícios e como elaborar um organograma empresarial é importante entender o que ele é. Com isso, pode ser definido como um documento ou mapa da estruturação de funções e níveis hierárquicos de uma empresa.
Desse modo, o organograma tem a função de apresentar ao público interno e até externo a organização dos cargos e atribuindo a cada um suas tarefas. A partir disso, ajuda a direcionar o funcionamento da comunicação e prestação de contas de cada cargo.
Portanto, o organograma empresarial pode conter quadros e funções como CEO, vice-presidente, diretor e descendo até o estagiário, por exemplo. Sendo assim, sua criação ajuda na adaptação de novos talentos e na troca de informações entre os colaboradores.
5 modelos de organograma empresarial
Agora que você já sabe o que é um organograma empresarial, vamos conhecer alguns dos principais modelos utilizados dentro das organizações. Cada um deles tem o mesmo objetivo, mas oferecem visualizações diferentes.
– Organograma empresarial clássico
Certamente o modelo mais utilizado é o clássico, chamado também de vertical. Nele, o CEO ou cargo mais alto se encontra no topo, com os cargos de diretores logo abaixo. Com isso, o nível vai descendo de acordo com cada função.
Além de proporcionar uma visão clara das funções de cada profissional, é um organograma de rápido entendimento, muito por conta da sua vasta utilização.
– Horizontal
Outro modelo de organograma empresarial é o horizontal, cada vez mais utilizado por empresas modernas e start ups. Assim, ele apresenta os cargos lado a lado, com o objetivo de criar mais autonomia e desburocratizar as atividades.
Desse modo, o modelo adotado ajuda a criar em todos os colaboradores um maior senso de liderança e autonomia. Afinal, apesar das hierarquias, todos possuem uma maior liberdade para apresentar sugestões e ideais para o melhor resultado da empresa.
– Circular
De modo geral, o modelo circular apresenta todos os cargos lado a lado, dentro de um enorme círculo com o cargo mais alto, do presidente ao centro. O objetivo desse organograma é estimular o trabalho de equipe, mostrando que todos estão interligados.
– Organograma empresarial setorial
Com o mesmo desenho do organograma clássico, o setorial é desenvolvido para as empresas que contam com um grande número de colaboradores. Logo, é a representação dos níveis hierárquicos dentro de cada setor da empresa.
– Matriz
Por fim, existe também o matricial, geralmente utilizado para projetos específicos, apresentando os colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento da atividade. Ou seja, uma demonstração hierárquica momentânea, agrupando vários setores.
Benefícios de um organograma empresarial
De modo geral, os modelos apresentados possuem desenhos diferentes mas com o mesmo objetivo dentro de uma empresa. Entretanto, sua elaboração é fundamental para o desenvolvimento da organização.
A partir de um organograma empresarial é possível aprimorar a comunicação entre os colaboradores. Desse modo, é uma importante ferramenta para agilizar processos de tomada de decisão e planejamento.
Além disso, é extremamente importante para o desenvolvimento e consolidação de uma boa cultura organizacional, facilitando o trabalho diário e a adaptação de novos talentos. Por fim, auxilia no fluxo de trabalho, direcionando reuniões e bate papo informais.
Como elaborar um organograma empresarial?
1- Defina o objetivo do organograma
O primeiro passo para a criação de um bom organograma empresarial é definir o objetivo de sua elaboração. A partir disso será possível encontrar os elementos fundamentais, que irão facilitar o entendimento e visualização por todos os membros da empresa.
Afinal, o organograma pode servir para apresentar a empresa, a ordem de direcionamento de funções e muitas outras funções. Logo, ter sua definição é essencial para alcançar o melhor resultado a partir do seu desenvolvimento.
2- Estudo das funções e hierarquias
O segundo passo é um estudo profundo sobre os cargos presentes dentro da empresa e suas principais atribuições. A partir desse conhecimento será possível começar a criar os níveis hierárquicos, desenhando a relação entre cada colaborador.
3- Escolha o modelo ideal
O terceiro passo é escolher o melhor modelo mais adequado para a sua empresa. Por isso, entre os formatos apresentados anteriormente, escolha aquele que defenda e apresente de maneira mais clara a rotina de trabalho e cultura da empresa.
4- Apresente aos colaboradores
Para finalizar o processo de criação do organograma empresarial, com todos os cargos determinados e suas respectivas interações, é importante apresentar aos colaboradores. Desse modo, pode optar por enviar por e-mail e colocar um quadro na empresa.
Essa iniciativa é muito importante para que os colaboradores tenham fácil acesso ao organograma, auxiliando na tomada de decisões diárias.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender os motivos da realização de um organograma empresarial. Desse modo, compreender que sua função é direcionar os níveis hierárquicos, facilitando a interação e comunicação diária.
Para isso, é possível escolher entre 5 modelos diferentes de organogramas, cada um deles oferece uma visualização diferente dos cargos. Assim, podem ser utilizados de acordo com os objetivos e cultura da empresa.
De modo geral, o primeiro passo para elaboração do organograma empresarial é a definição do objetivo de sua criação. Posteriormente, um profundo levantamento sobre as funções e atribuições de cada colaborador.
Por fim, a escolha do modelo ideal para a empresa e a apresentação para todos os colaboradores, para um entendimento completo. Agora que você já sabe tudo sobre organograma empresarial, estude os cargos e crie o modelo ideal para a empresa.
C/ Ascom