O Dia D de Vacinação Contra a Gripe e Meningite C será realizado em Araxá neste sábado (15), das 8h às 12h. A imunização acontece na Unisa, Uninorte, Unileste, Unicentro e também na Unisul, onde acontecerá o projeto Prefeitura no Bairro com o Dia Mundial da Saúde. O objetivo é reforçar a importância de manter o calendário de vacinação atualizado, evitando o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à vacinação.
Vale lembrar que o uso de máscara em locais que ofereçam serviços de saúde, como postos de vacinação, continua sendo obrigatório em todo o município. Também, é imprescindível a apresentação do Cartão de Vacina nas duas campanhas.
Gripe
O grupo prioritário da vacina contra a Influenza inclui idosos a partir de 60 anos; trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; indígenas; trabalhadores da saúde; professores da rede pública e privada; e pessoas com comorbidades e deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo custo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas. Para receber a aplicação é necessário apresentar documentos pessoais, Cartão de Vacina e Cartão do SUS (se tiver).
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.
Meningite C
A vacina contra a Meningocócica C faz parte do Calendário Nacional de Imunização sendo destinada para pessoas a partir de 16 anos que se imunizaram há pelo menos 5 anos. Para receber a aplicação é necessário apresentar documentos pessoais, Cartão de Vacina e Cartão do SUS (se tiver). A medida tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.
A Meningite é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, também conhecida como Meningococo, que provoca uma infecção nas meninges (as membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral). O Meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e da saliva. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.