15 de junho é o dia em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas por todo o mundo.
“A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos”. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.
Dentre as diversas agressões sofridas pela população da terceira idade no Brasil, a negligência é a mais recorrente. Com a participação da população idosa na sociedade crescendo cada vez mais, é essencial combatermos todas as violências que atingem esse grupo. A data de hoje é para lembrar de todas as formas de violência contra a pessoa idosa, como a física, a psicológica, a financeira e a negligência.
Esse video aborda a negligência, que resultou em 60 mil denúncias feitas para o Disque 100 em 2019. Ao tomar conhecimento de alguma agressão a qualquer idoso, denuncie para o Disque Direitos Humanos, ligando para o número 100.
C/ Ascom