Números foram destacados durante a Audiência Pública do primeiro quadrimestre do ano na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Araxá recebeu na tarde de quarta-feira (29), mais uma Audiência Pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. A apresentação é realizada a cada quatro meses. A reunião foi presidida pelo vereador Valtinho da Farmácia, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Segurança, e contou com a presença de servidores, imprensa e comunidade.
A secretária municipal de saúde, Cristiane Pereira Gonçalves, apresentou o relatório detalhado com informações sobre o primeiro quadrimestre de 2022. Ela abriu a apresentação esclarecendo que a realização de audiência pública para prestação de contas é garantida por lei e deve esclarecer sobre os recursos aplicados no período, auditorias realizadas e em execução além da oferta de serviços públicos.
Cristiane destacou as principais ações da pasta no período, entre elas: abertura de processo seletivo para contratação de enfermeiros, ampliação de locais de testagem de Covid-19, realização de 465 cirurgias de cataratas, disponibilização de duas novas ambulâncias para transportes de pacientes, credenciamento para contratação de médicos e Projeto CastrAção para esterilizar 4 mil animais.
A assessora de Finanças da Secretaria, Talita Cristina Ferreira Silva, chamou atenção para o alto índice de investimento em saúde. Durante o quadrimestre foram 30,09% da receita do município aplicada em saúde, sendo que o mínimo constitucional estabelecido é de 15%.
Os responsáveis por cada setor da Secretaria apresentaram o trabalho de suas equipes, mostraram números de atendimentos e exibiram fotos das ações realizadas.
Cristiane finalizou a audiência destacando que a prestação de contas não representa nem de longe o trabalho realizado pela pasta. “São inúmeros serviços com diversas especificidades. Uma tarde não é suficiente para apresentar todos os serviços ofertados”, arrematou. Ela se colocou à disposição dos vereadores e aproveitou para agradecer aos profissionais da Secretaria, que dedicam sua vida ao ofício que exercem.